Quem tem apneia dorme mal?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Com isso, a pessoa não consegue ter um sono reparador e de qualidade, dormindo mal frequentemente. Como consequência, pode ter sérios impactos na saúde, desde sonolência excessiva até problemas cardiovasculares, como arritmias e hipertensão grave.

Entre os principais sintomas da apneia estão ronco e sonolência diurna, embora muitos pacientes não os percebam. A sonolência diurna é explicada pelas interrupções do sono causadas pela falta de oxigênio.

Ou seja, em decúbito lateral (deitado de lado), as vias aéreas tendem a ficar mais estáveis e menos propensas a fechar. Eventos de ronco e apneia parecem ser tanto mais numerosos quanto mais severos na posição supina do que na posição lateral.

A Apneia Tende a Piorar – Importância do Tratamento
A evolução natural da apneia do sono é de estagnação ou piora. Com o envelhecimento, o organismo tende a ter a musculatura e os ligamentos mais enfraquecidos, e isso pode causar uma piora da obstrução das vias aéreas.

Tratamento da apneia do sono
O tratamento deste distúrbio do sono depende da causa e da gravidade do quadro, e costuma ser multidisciplinar. Muitas vezes, medidas como perda de peso, orientações para dormir de lado ou exercícios fonoaudiológicos são suficientes para evitar a apneia nos casos mais leves.

Roncar e ter falta de ar enquanto dorme não é normal. Esses sintomas, acompanhados de sonolência excessiva durante o dia, podem indicar uma doença: a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

Isso porque, quando não tratada, a Apneia do Sono aumenta os riscos de problemas de saúde como pressão alta, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, batimentos cardíacos irregulares, ataques cardíacos, diabetes e derrame (AVC). A doença ainda afeta o corpo de outras maneiras.

A apneia do sono caracteriza-se pela obstrução da via aérea ao nível da garganta durante o sono, levando a uma parada da respiração, que dura em média 20 segundos.

Grau leve: de 5 a 15 ocorrências por hora; Grau normal: até 5 ocorrências por hora; Grau moderado: de 15 a 30 ocorrências por hora; Grau grave: mais de 30 ocorrências por hora.

Trabalhador que sofre de síndrome da apneia obstrutiva do sono grave deve receber o benefício de auxílio doença.

As principais causas da apneia do sono são as obstruções das vias aéreas e as alterações no sistema do cérebro responsável por controlar a respiração.

A apneia te dá o condicionamento e segurança pra sua evolução no surf, esteja você iniciando ou sendo uma surfista mais experiente. Essa técnica não só melhora sua habilidade de oxigenar o corpo, como também fortalece e desenvolve a capacidades dos seus pulmões.

Tratamento para apneia do sono

  1. Evite bebidas alcoólicas antes de dormir;
  2. Mantenha o peso (obesidade pode causar apneia);
  3. Evite dormir de barriga para cima;
  4. Tratar doenças do nariz e garganta.

Para tanto, o paciente precisa:

  1. Combater as causas da obstrução nasal e do refluxo gastroesofágico;
  2. Perder peso;
  3. Dormir de lado;
  4. Evitar o uso de bebidas alcoólicas, calmantes, relaxantes musculares e cigarro algumas horas antes de dormir.

O otorrinolaringologista especialista Medicina do sono é um dos profissionais mais indicados para tratar roncos e apneias devido ao seu profundo entendimento das áreas que causam esses distúrbios, avaliando o paciente de maneira mais efetiva e reduzindo os problemas ocasionados por tais condições.