Qual a importância dos lipídios na membrana celular?

Perguntado por: rmello . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os lipídios atuam garantindo a estrutura da membrana, enquanto as proteínas estão relacionadas com as principais funções desempenhadas por essa estrutura celular. Os lipídios mais abundantes nessa estrutura são os fosfolipídios, os quais formam uma bicamada.

Lipídios são moléculas orgânicas importantes para os seres vivos e que funcionam como reserva energética, isolante térmico, impermeabilizante, entre outras funções.

Reserva de energia, isolante térmico, ácidos graxos, componente das membranas celulares, transporte de nutrientes e vitaminas lipossolúveis, isolante que permite a condução do impulso nervoso, protege contra impactos, precursor de hormônios, melhora sabor e textura de alimentos.

Os lipídeos participam como componentes não-protéicos das membranas biológicas, precursores de compostos essenciais, agentes emulsificantes, isolantes, vitaminas (A, D, E, K), fonte e transporte de combustível metabólico, além de componentes de biossinalização intra e intercelulares.

Os lipídeos de membrana são moléculas anfipáticas, isto é, formados de forma geral por uma ou duas caudas hidrofóbicas constituídas pelas longas cadeias de ácidos graxos saturados e/ou insaturados, e uma “cabeça” hidrofílica, que pode conter ou não grupamento fosfato ligado a distintos radicais polares ou carregados.

Absorção de vitaminas: auxiliam a absorção das vitaminas A, D, E e K que são lipossolúveis e se dissolvem nos óleos. Como essas moléculas não são produzidas no corpo humano é importante o consumo desses óleos na alimentação.

FOSFOLIPÍDIOS

Pode-se dizer que os lipídios são os componentes que compõem a estrutura básica da membrana plasmática. Existem 3 grandes classes de lipídios que compõem a membrana: FOSFOLIPÍDIOS, ESTERÓIDES e GLICOLÍPIDIOS, sendo que os fosfolipídios são os mais abundantes.

São eles: glicerídios, cerídeos, fosfolipídios e esteroides.

Podemos classificar os lipídios em três grupos: simples, compostos e derivados. Os lipídios simples são aqueles que, quando sofrem hidrólise (quebra de uma molécula pela água) total, originam somente ácidos graxos e álcoois. Como exemplo temos gorduras, óleos e ceras. Os lipídios são moléculas insolúveis em água.

São classificados como simples, complexos, os precursores e seus derivados. Assim, nesta revisão será abordado a classificação, as principais funções gerais dos lipídeos e alguns de maior destaque: os ácidos graxos e seus derivados; os triacilgliceróis; as ceras; os fosfolipídeos; os esfingolipídeos e os isoprenóides.

Os lipídios que formam essa bicada são basicamente os fosfolipídios, os quais se destacam por apresentarem uma região hidrofóbica e uma região hidrofílica. Na membrana plasmática, a primeira está voltada para o centro da membrana, enquanto a segunda volta-se para as superfícies externa e interna da membrana.

Os fosfolipídios e as proteínas são considerados os principais componentes moleculares de uma membrana plasmática. Os fosfolipídeos possuem uma estrutura longa e complexa. Eles são lipídeos associados às moléculas de Fosfato. A sua principal função é manter a estrutura da membrana plasmática.