Quando estou quase pegando no sono levo um susto?
Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.
Porque eu me assusto quando estou pegando no sono
As teorias apontam para dois lados: o espasmo é causado por ansiedade e inquietação antes de dormir, ou ainda, o corpo entra em estado de relaxamento, mas a mente ainda está ativa fazendo com que o cérebro te desperte para “regular” mente e corpo antes da fase REM do sono.
Quando você está dormindo e seu corpo dá um pulo
Essa sensação de cair quando estamos na cama é o fenômeno conhecido como “espasmo hípnico” e pode ser acompanhada por uma alucinação visual. Talvez você já tenha ouvido chamarem isso de sobressalto do sono, espasmo hipnagógico ou mioclonia, mas para não complicar, usaremos a primeira designação.
O que significa ter espasmos durante o sono
O espasmos no sono são tremedeiras repentinas que acontecem durante o repouso. É importante ressaltar que esses espasmos são preocupantes e merecem atenção. O que está acontecendo é provavelmente uma condição benigna, conhecida como mioclonia do sono (ou mioclonia noturna).
Qual a causa de espasmos noturnos
São possíveis causas desse tipo de condição patologias como os distúrbios neurodegenerativos do movimento, doenças infecciosas como AIDS, doença de Whipple, e encefalites virais; causas metabólicas; causas tóxicas, como infecção por mercúrio, uso de drogas, dentre outras.
O que é ansiedade noturna
Deitar-se e lembrar-se de compromissos, tarefas pendentes e problemas a resolver, a ponto de perder o sono ou demorar muito para dormir, pode ser um sinal de ansiedade noturna.
Quais são os sintomas da ansiedade noturna
A sensação de não estar no controle do próprio corpo acaba prolongando o mal-estar. Outros sintomas da crise de ansiedade são: suor frio, náusea, sensação de garganta fechada, choro compulsivo, angústia, entre outros. Eles podem ser desencadeados tanto antes do adormecer quanto durante o sono, acordando o indivíduo.
O que é espasmo de ansiedade
Quando estamos ansiosos, o nosso corpo se prepara para lidar com o causador da apreensão demasiada. Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo.
Quando o espasmo é preocupante
“Quando esses espasmos musculares começam a ser muito frequentes e prolongados, é importante procurar ajuda médica. Nesses casos, pode ser necessária a intervenção por meio de medicamentos e fisioterapia”, explica a Dra. Christine Maria Muniz.
É verdade que quando sonhamos que estamos caindo e porque paramos de respirar
Ou seja, sonhar com queda é uma forma do organismo compensar essa diferença na posição aparentemente repentina, liberando estímulos para que acordemos e mudemos de configuração. Tudo é feito de forma intencional, por mais estranho que pareça. A mente desordena nossa imobilidade, com a sensação de uma queda física.
O que é um espasmo neurológico
Quando estamos cansados e temos aquela contração da musculatura da pálpebra, por exemplo, é um tipo de espasmo. Nesse caso, de um grupo muscular pequeno, que acontece geralmente quando você está cansado, estressado, com privação de sono”, explica Christiane Cobas, neurologista do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.
Como saber se tenho mioclonia
Os músculos podem sofrer espasmos rápidos ou lentos, e os espasmos podem ser rítmicos ou não. Os médicos diagnosticam a mioclonia com base nos sintomas e fazem exames de sangue, eletromiografia e/ou ressonância magnética para identificar a causa. ou clonazepam (um sedativo leve) podem diminuir os sintomas.