O que a ansiedade faz com o coração?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 20 votos

Coração acelerado, falta de ar, tremores, angústia, apreensão, suor excessivo, tensão muscular estão entre os sintomas provocados pelo transtorno de ansiedade. E o problema, além de afetar e acelerar os batimentos cardíacos, pode favorecer o desenvolvimento da hipertensão arterial e também arritmias.

Em todo caso, é importante procurar ajuda médica
Como você percebeu, os sintomas de ansiedade cardíaca e problemas mais sérios, como infarto e insuficiência cardíaca, são parecidos. Por isso, o indicado é sempre procurar ajuda médica.

Por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo, ocorre a morte das células dessa região do músculo. Outras já sentem uma dor muito forte, com outros sintomas físicos e não conseguem ignorar, pois a dor vem acompanhada de um suor frio, queda de pressão e uma forte pressão no peito.

De acordo com uma pesquisa do Estudo Longitudinal de Saúde (Elsa-Brasil), dados mostraram que o aparecimento de distúrbios psiquiátricos como ansiedade e depressão estão associados ao risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

Inchaços nas pernas.

  • Dores no peito. Dores no peito não estão associadas apenas à doenças do coração: elas também podem estar relacionadas a problemas como gases, ataques de pânico e problemas respiratórios. ...
  • Batidas cardíacas irregulares. ...
  • Cianose e frio nas mãos e pés. ...
  • Falta de ar. ...
  • Tonturas e desmaios.

5 sintomas de ansiedade

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

Um dos efeitos da ansiedade no corpo mais comuns é a dificuldade de respiração. Você pode ter sensação de sufocamento ou hiperventilação. É comum também sentir formigamento, tontura e/ou aperto no peito enquanto a respiração se torna curta e rápida.

É infarto ou crise de estresse? Embora sejam minoritários, cerca de 15% dos casos de infarto são causados por uma situação de estresse repentino e muito forte, desencadeado pelo fechamento das artérias coronarianas.

É importante lembrar que ansiedade é classificada por tipos e graus de intensidade. A síndrome do pânico é o estágio mais grave de apreensão, quando a pessoa passa a ter medos em diversas situações por causa de pensamentos catastróficos.

As pessoas que tinham um transtorno mental tiveram um risco 58% maior de ter infarto no miocárdio e 42% de ter um AVC quando comparadas a quem não tinha transtorno diagnosticado. A ansiedade estava entre os com risco mais baixo, mas ainda maior do que pessoas sem diagnóstico.

Outros sintomas comuns da ansiedade incluem sudorese, dores de cabeça, desconfortos gástricos ou abdominais e muitos outros. No entanto, nem sempre a dor do peito tem origem emocional, podendo ser causada por alterações cardíacas ou pulmonares, por exemplo.

A ansiedade passa a ser patológica quando começa a prejudicar o dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.