Como se chama a pessoa que não pratica atividade física?

Perguntado por: ggomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

O sedentarismo se caracteriza pela falta de atividades físicas em pessoas de qualquer faixa etária. Entretanto, engana-se quem acredita que isso vale apenas para aquelas que não fazem nenhum tipo de exercício. Na verdade, também se caracteriza como sedentarismo a redução da prática de exercícios.

O que é sedentarismo? Uma pessoa sedentária é aquela que passa muito tempo inativa, isto é, sem fazer exercícios físicos.

O sedentarismo é a diminuição, a falta ou a ausência da prática de exercícios físicos.

A inatividade física foi um dos temas abordados pelo VIGITEL, inquérito telefônico em capitais brasileiras e Distrito Federal, sendo considerado um adulto inativo fisicamente quando ele não praticou qualquer atividade física no tempo livre nos últimos três meses e não realizou esforços físicos intensos no trabalho, não ...

De acordo com o relatório, a inatividade física é definida como “não fazer pelo menos 150 minutos de intensidade moderada, ou 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa por semana ou qualquer combinação equivalente dos dois”. Correspondente Médico: Atividade física pode evitar internação pela Covid-19?

Existem alguns níveis de sedentarismo, como:

  • Nível 1: estágio em que a pessoa se movimenta, apenas não realiza exercícios de média intensidade. ...
  • Nível 2: nesse caso, a pessoa faz, vez ou outra, algum tipo de atividade física. ...
  • Nível 3: aqui, qualquer tipo de esforço físico é evitado. ...
  • Nível 4: o estágio mais grave.

O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva.

“A falta de atividade física reduz o metabolismo e prejudica a capacidade do organismo, podendo aumentar o risco de mortalidade pelo surgimento e agravamento de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e obesidade. Por esse motivo é muito importante manter uma rotina física ativa, com práticas regulares”, disse.

O que o sedentarismo causa?

  • Obesidade.
  • Problemas cardiovasculares (Infarto ou AVC)
  • Aumento do colesterol.
  • Atrofia muscular.
  • Aumento da pressão arterial.
  • Problemas articulares.
  • Diabetes tipo 2.
  • Distúrbios do sono.

Então, um indivíduo que trabalhe em um escritório e permaneça durante quase todo o seu turno de trabalho sentado e gastando pouca energia, é sedentário, mas se esse mesmo indivíduo, todos os dias, pratica 40 minutos de corrida após o trabalho, ele também é fisicamente ativo.

Cabe ressaltar que, de acordo com os pesquisadores, inatividade física difere de sedentarismo. Enquanto o primeiro termo se caracteriza por uma ausência total de exercícios físicos, o segundo se refere a pessoas que passam grande parte do tempo sentadas.

Por isso, o sedentarismo vem se tornando uma doença que merece atenção. Essa doença é caracterizada pela falta, ausência ou diminuição das atividades físicas. Para não ser classificada como sedentária, a pessoa precisa eliminar pelo menos 2.200 calorias por semana.

De acordo com dados do IBGE 2017, estes são os principais motivos pelos quais os brasileiros não praticam atividades físicas: 51% não se exercitam por falta de tempo. 20,3% por problemas saúde ou pela idade avançada. 13,9% por não gostarem ou não terem vontade.

O sedentarismo é considerado fator de risco para desenvolvimento de graves problemas de saúde, tais como a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes mellitus tipo 2, osteoporose e alguns tipos de câncer.

Veja alguns problemas causados pelo sedentarismo

  • Doenças cardiovasculares. O coração é o órgão do corpo humano que mais sofre com uma rotina sedentária. ...
  • Diabetes. A ausência de gasto energético, vez ou outra, incide sobre o acúmulo de gordura corporal. ...
  • Obesidade. ...
  • Problemas ósseos. ...
  • Prejuízo ao sono.

Para evitar o sedentarismo, o recomendável é fazer pelo menos 30 minutos de atividade física ao menos três vezes na semana. É bom lembrar que a recomendação vale não apenas para obesos, mas também para pessoas magras, que podem apresentar os mesmos problemas por causa do sedentarismo e da falta de hábitos saudáveis.