Qual a importância da atividade física para fortalecer a imunidade?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Então praticar atividade física fortalece o sistema imunológico? A resposta é: sim! A atividade física combate promove a diminuição do estresse e faz com que o organismo se fortaleça, ou seja, a atividade física e a imunidade estão diretamente relacionadas.

O mecanismo de melhora do sistema imunológico está associado ao efeito que a atividade física regular proporciona ao organismo: aumento dos linfócitos, ou seja, das células de defesa que cumprem a função de combater e destruir agentes patogênicos como as células tumorais ou as infectadas por vírus e bactérias.

A prática de atividades físicas aumenta a imunidade do organismo contra a ação de vírus e bactérias, uma vez que os exercícios contribuem para o bom funcionamento dos sistemas respiratório, cardiovascular, digestivo e endócrino — ou seja, as atividades físicas fortalecem o organismo.

A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, além de reduzir a pressão arterial e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e a melhora na circulação sanguínea.

Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental. Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo.

Basicamente, a atividade física pode aumentar a quantidade de células que o compõem, principalmente os linfócitos T, podendo aumentar a imunidade. Os linfócitos são produzidos pela medula óssea e têm o papel de atacar células hospedeiras infectadas, ativar outras células imunológicas e regular a resposta imune.

Algumas fontes são o salmão, a sardinha e a gema de ovo. A exposição diária ao sol (por pelo menos 15 minutos sem filtro solar) também é necessária para manter bons níveis dessa vitamina. Saiba que o consumo desses alimentos não substitui as vacinas contra a gripe e a Covid-19.

Uma dieta balanceada, a prática regular de exercícios e a adoção de medidas de prevenção de doenças contagiosas serão os grandes aliados para que seu corpo esteja melhor preparado para combater eventuais doenças.

É aquela que se desenvolve quando um determinado antígeno entra em nosso corpo. Ela pode ser natural ou artificial. Na forma natural, a imunidade é adquirida devido ao desenvolvimento de uma infecção.

O esforço excessivo destrói as células brancas, que têm a capacidade de neutralizar invasores maléficos. Ou seja, o organismo diminui sua resistência e fica mais suscetível a gripes e resfriados. Exigir demais do corpo nos treinos também aumenta a concentração de radicais livres que atacam o sistema imunológico.

A atividade física reduz o estresse e sintomas de ansiedade, melhora a qualidade do sono, melhora a aprendizagem, reduz sintomas depressivos, previne e diminui a mortalidade por doenças crônicas como pressão alta e diabetes, melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, proporciona a socialização e a convivência.