Qual é a importância da educação física na vida do ser humano?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Fazer atividades físicas contribui na prevenção de doenças crônicas, controle de peso e diabetes, evita perda óssea, diminui a pressão arterial e as chances de doenças cardiovasculares, controle de colesterol e condicionamento físico.

Essas práticas visam o aumento do gradiente de saúde da população, à diminuição do sedentarismo e a melhoria da qualidade de vida.

O corpo se beneficia diariamente, pois a atividade física fortalece o tônus muscular, ajuda na flexibilidade e no fortalecimento dos ossos e articulações. Além disso, favorece a perca perda de peso, reduz a gordura corporal e ajuda a regular a pressão arterial.

Professor A: “A educação física tem por objetivo fundamental, comtemplar o desenvolvimento motor, afetivo-social e cognitivo, que podem assumir diferentes relações nos conteúdos, conforme a faixa etária dos alunos”.

Além de melhorar a aptidão física, o exercício físico regular também pode melhorar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral. Os exercícios ajudam a melhorar a autoestima, a imagem corporal, a cognição e a função social de pacientes em risco de saúde mental.

A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero.

A Educação Física faz parte do desenvolvimento global dos alunos, que integra todas as dimensões do ser humano: intelectual, física, mental, social e cultural. Desse modo, além dos aspectos acadêmicos, é preciso expandir na escola a capacidade de o aluno de lidar com o próprio corpo e a promoção do bem-estar.

A educação Física é uma das áreas de conhecimento ligada ao estudo das atividades físicas, visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento correto dos movimentos corporais e motores. Trabalha também no sentido terapêutico, na manutenção e reabilitação da saúde e ate mesmo para prevenir e evitar certos tipos de doenças.

O objeto de estudo da Educação Física é o ser humano, que além de biológico, é emocional, cognitivo e social. Por isso, a Educação Física se utiliza de outras ciências para observar e estudar todas as dimensões do homem.

Através desse estudo foi possível concluir que os principais objetivos da Educação Física foram: a promoção da saúde e a socialização e que a mesma foi considerada de grande importância pela comunidade escolar. Também a maioria considerou que as aulas de Educação Física estão sendo desenvolvidas como deveriam.

2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

As pesquisas demonstram que a prática de exercícios regulares, além dos benefícios fisiológicos, acarreta benefícios psicológicos, tais como: melhor sensação de bem estar, humor e auto-estima, assim como, redução da ansiedade, tensão e depressão.

Ajuda na construção da autoestima, da autoconfiança e do autoconhecimento. Melhora o relacionamento e o respeito com o próprio corpo. Contribui com a interação social e com a relação entre colegas. Desenvolve caráter e o espírito esportivo.

7 Tipos de atividade física para seu projeto verão

  • Treino Funcional. Essa ótima opção se destaca por propor exercícios que usam o peso do próprio corpo de quem pratica, exigindo muito menos equipamentos e tornando-se muito mais acessível. ...
  • High-Intensity Interval Training (HIIT) ...
  • Yoga. ...
  • Aeróbica. ...
  • Natação. ...
  • Bicicleta. ...
  • Corrida.

Uma vida sedentária pode também causar diabetes, agravar doenças das articulações, dos músculos e da coluna, além de constituir um fator de risco para a obesidade, complicações psicológicas como ansiedade e até alguns tipos de câncer.