Qual é o grau do câncer?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Em geral, os tumores são classificados como grau 1, 2, 3 ou 4, dependendo da quantidade de anormalidade. Em tumores de grau 1, as células tumorais e a organização do tecido tumoral parecem quase normais, tendem a crescer e se espalhar lentamente.

Estágio IV
Esse é o estágio mais grave e com mínimas chances de cura. No estágio IV, o câncer já se espalhou para outros órgãos, afetou os linfonodos e atingiu profundamente os tecidos adjacentes. É conhecido como o grau avançado ou metastático da doença.

A partir do estágio II, o câncer se torna mais grave e agressivo. Nesses dois estágios do câncer, portanto, ele já atingiu profundamente o tecido adjacente e pode ter se espalhado para os linfonodos. Nessa fase estão os grandes tumores. Esse tipo de câncer já evoluiu e as chances de cura são reduzidas.

Equipe Oncoguia
O grau pode prever o prognóstico de uma paciente. Em geral, menor grau (1) indica um câncer de crescimento mais lento e é menos provável que se dissemine, enquanto um grau mais alto (3) indica um câncer de crescimento mais rápido, mais provável de se disseminar.

O câncer de pulmão é o segundo mais comum no mundo e o que apresenta a maior taxa de mortalidade entre os tipos de câncer.

Estádio IV
É o estágio mais avançado na classificação numérica. O câncer já sofreu metástase, ou seja, espalhou para outras partes do corpo, além daquela em que surgiu. Sem esquecer que também atingiu os linfonodos e os tecidos próximos.

De acordo com França, o câncer de pâncreas é um tumor que cresce rapidamente e de forma silenciosa, dificultando sua detecção e as chances de cura. Sem tratamento, ele tende a se espalhar por outras partes do corpo, causando a chamada metástase.

Estágio III
Nesse momento, o tumor já mede mais de 5 cm e se disseminou por vários linfonodos próximos, podendo atingir músculos e pele. A maioria dos casos de câncer de mama no Brasil tem sua detecção nesse estágio. Quando ele chega a esse ponto, o tratamento é feito através da cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Pacientes com câncer de mama inicial não precisam fazer quimioterapia.

O câncer avançado é caracterizado por um dos seguintes aspectos: Dor, sintomas constitucionais, problemas psicológicos, obstrução, sangramento e/ou compressão.

Estágios tradicionais
Estágio I: Tumor restrito a uma parte do corpo, sem comprometimento linfático. Estágio II: Localmente avançando com comprometimento do sistema linfático ou espalhado por mais de um tecido. Estágio III: Localmente avançado, espalhado por mais de um tecido e causando comprometimento linfático.

Pontuação Gleason
A pontuação varia de 6 a 10, dependendo da agressividade do câncer, sendo 10 a forma mais agressiva. Grau de risco ou agressividade, com base na Pontuação Gleason: 6 ou 7: câncer de risco baixo ou intermediário. Entre 8 e 10: câncer de alto risco.