Onde morreu a pessoa com variola do macaco?

Perguntado por: earagao9 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
/ 5 14 votos

Segundo Ministério da Saúde, até o momento, foram registradas três mortes em Minas, duas em São Paulo e três no Rio. A vítima mais recente é uma pessoa de 33 anos, que já tinha comorbidade.

Ele apresentava baixa imunidade e comorbidades, o que agravou o quadro da doença. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, na tarde desta quarta-feira (9), a primeira morte por varíola dos macacos, conhecida como Monkeypox. O paciente era um homem de 27 anos e morava em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá.

Até o momento, o mundo contabiliza 78,2 mil casos e 38 mortes.

No mundo, já foram mais de 81 mil diagnósticos registrados. Ao todo no Brasil, segundo o ministério, são 10.007 casos confirmados, 3.966 em suspeita, além de 13 óbitos. Em relação ao número de mortes, o país está também apenas atrás dos EUA, que detectaram 14 vítimas fatais do vírus monkeypox.

Tratava-se da varíola, do- ença infecto-contagiosa exclusiva do homem, causada por um vírus chama- do Orthopoxvirus variolae. Para que se tenha uma idéia de sua magnitude, só durante os 80 anos em que esteve ativa, no século passado, a varíola matou mais de 300 milhões de indiví- duos.

O primeiro caso humano foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo em 1970. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também aponta os roedores, como os ratos, como animais suscetíveis a este tipo de varíola.

Surto de varíola do macaco pode ter origem em duas raves na Europa, segundo conselheiro da OMS. O surto de varíola do macaco na Europa pode ter sido causado por hábitos sexuais de risco e raves na Espanha e na Bélgica.

As lesões da varíola dos macacos se iniciam com manchas que se elevam, formando vesículas que contêm secreção e podem ter diferentes tamanhos. Depois de um período, formam-se as crostas. Tanto o Herpes Zóster quanto a catapora são causados pelo mesmo vírus, o Varicela Zóster.

A causa da morte foi choque séptico, agravada pelo monkeypox. O principal sintoma da varíola dos macacos é o surgimento de bolhas, feridas, irritações ou espinhas na pele, especialmente na região dos genitais, do ânus, dos braços e da face.

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave.