Quem tem cisto pode ter filho?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

De acordo com o Dr. Márcio Alcântara a resposta é sim, quem tem cisto pode engravidar! O médico explica que ao contrário do que muita gente pensa, o cisto no ovário não é impedimento para engravidar, mas ele pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pela situação.

É muito raro cistos ovarianos causar infertilidade, mas pode dificultar a gestação devido às alterações hormonais, irregularidades na menstruação, ausência de menstruação e outros problemas que afetam o ciclo natural para uma fertilização e gestação saudável.

Em alguns casos, pode ser indicado o uso de anticoncepcionais hormonais. Os anticoncepcionais, na maioria das vezes, fazem com que os cistos diminuam de tamanho e até mesmo despareçam. Dessa forma, a paciente poderá retornar as suas tentativas de gestação espontânea ou ao seu tratamento de reprodução humana.

Presente em 10% das mulheres em idade fértil, a síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma doença ainda sem causa definida, apesar de ter sido relatada pela primeira vez na década de 30.

Esse problema feminino não causa infertilidade para o casal, mas pode gerar dificuldades para a gravidez devido a possíveis alterações hormonais, irregularidade ou ausência de menstruação e disfunções no processo ovulatório.

Devido à desregulação hormonal gerada, a presença de cisto no ovário favorece a acne, a menstruação irregular e até a obesidade e a infertilidade. Além disso, a região em que ele fica apresenta sintomas como dor, ruptura e sangramento, como será detalhado adiante.

Cisto é uma pequena bolsa, uma formação anormal de alguma região do corpo, preenchido com alguma substância líquida ou gasosa. As causas dos cistos podem ser genéticas, de infecções, inflamações ou obstruções dos tecidos do corpo. Os cistos podem aparecer em qualquer lugar do corpo, os mais comuns são: Cisto no ovário.

Os cistos podem desaparecer espontaneamente
Porém, em alguns casos, é necessário tratamento cirúrgico ou medicamentoso.

Os cistos nos ovários são lesões benignas bastante comuns durante o ciclo menstrual. É normal que eles desapareçam em poucos dias após sua formação, sem causar nenhum desconforto. No entanto, alguns cistos podem ser mais duradouros, quando não estão relacionados ao ciclo menstrual.

Os cistos foliculares ou funcionais são aqueles que costumam surgir quando o óvulo está em desenvolvimento, ou seja, dentro do ciclo menstrual. Durante esse período, líquidos são acumulados ao seu redor ou dentro do ovário, originando-se assim um cisto folicular.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Cistos ovarianos benignos
Esses cistos são bem comuns no início da gestação, sendo que na maioria dos casos desaparecem de forma espontânea. No entanto, em casos onde há aumento da massa de cisto, dor intensa e características radiológicas de câncer, é necessária uma intervenção cirúrgica, mesmo durante a gestação.

Alimentos processados, ultra processados e industrializados devem ser evitados ao máximo, bem como os adoçantes, que ativam a insulina e podem provocar maior compulsão por doces. Evite todas as formas de açúcar e alimentos que o contenham.