Onde aparecem as primeiras bolhas da variola do macaco?

Perguntado por: mdias . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Em alguns pacientes, as feridas podem surgir apenas na área genital ou do ânus e não se espalham pelo corpo. Em outros, é comum a identificação de uma lesão única.

Anteriormente, as vesículas eram cheias de pus, porém agora os relatos têm mencionado bolhas sólidas e brancas, afirmam pesquisadores espanhóis em estudo publicado na revista científica British Journal of Dermatology.

As lesões da varíola dos macacos se iniciam com manchas que se elevam, formando vesículas que contêm secreção e podem ter diferentes tamanhos. Depois de um período, formam-se as crostas.

Os sinais e sintomas, em geral, incluem:
Dores no corpo; Dor de cabeça; Calafrio; Fraqueza.

Já na varíola dos macacos, as lesões também coçam, mas evoluem para bolhas grandes em pouco tempo”, explica. Em relação às espinhas, o médico alerta que as pústulas causadas pela monkeypox tendem a aparecer em regiões onde há pouca incidência de acne, como mãos, pés, antebraços e genitais.

No geral, os sintomas iniciais da varíola são bastante similares ao de uma gripe e incluem, por exemplo, febre, dor de cabeça, mal-estar e dores musculares. Depois, o vírus se espalha pelo corpo por meio do sistema linfático e surgem manchas avermelhadas por toda parte.

Qual é o tempo de incubação? Os primeiros sintomas da varíola dos macacos podem surgir entre 5 e 21 dias depois de ser infectado com o vírus Monkeypox.

A doença é caracterizada pelo aparecimento de feridas no corpo que podem ser confundidas com herpes e acne no início. Os primeiros sintomas de varíola dos macacos começam a aparecer entre cinco e 21 dias após a infecção, mas tendem a surgir a partir do sétimo dia.

Apesar de a doença transmitida pelo vírus Monkeypox ser considerada autolimitada, que geralmente apresenta cura espontânea, em alguns casos como o de gestantes, pode haver a necessidade de tratamento medicamentoso específico. Na maioria das vezes, só há indicação de uso de tratamento sintomático para febre e dor.

Os médicos têm que ter alerta ao diagnóstico quando suspeitarem de catapora testar a varíola de macacos. Tem uma importância clínica porque esses indivíduos, que estão com os dois vírus circulando, podem aumentar a circulação do vírus da catapora e infectar outras pessoas suscetíveis”, explica o médico Amilcar Tanure.