Como fica a hemorroida inchada?

Perguntado por: ocamilo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Um dos primeiros sinais de uma hemorroida inflamada é o inchaço na região anal. O aparecimento de uma “bolinha” rígida, que fica mais sensível após a evacuação e costuma causar um certo incômodo ao longo do dia.

Os sintomas podem variar de acordo com a localização da hemorroida. Se ela for interna, há chances do paciente não perceber, pois ela não costuma causar desconforto. No caso das externas, as veias inchadas são projetadas para fora do ânus, podendo ser visíveis e bastante dolorosas.

Sintomas da trombose hemorroidária
A dor costuma ser intensa, e durar de cinco a sete dias. Contudo alguns pacientes podem não apresentar dor.

Aplique gelo para aliviar a dor da hemorroida
Raramente “manobras heroicas” serão eficazes e podem traumatizar a região e piorar a crise. Nesses casos, é melhor procurar ajuda médica. Até que chegue o momento da consulta médica, você poderá aplicar gelo no local por cerca de 3 minutos, a cada oito horas.

As hemorróidas externas se desenvolvem na borda do ânus, e são recobertas por uma pele muito sensível. Se um coágulo se desenvolve em uma delas, um inchaço doloroso se desenvolverá. As hemorróidas externas são sentidas como um caroço duro e sensível.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

Anti-inflamatório para hemorroida: qual utilizar? Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Trata-se com dieta rica em fibras e muito líquidos , diminuir a pimenta e temperos, pomadas, remédio oral, anti-inflamatório, analgésico, gelo e repouso.

Em casos raros, as hemorroidas podem se tornar mais graves e exigir tratamento médico. Isso pode ocorrer se as hemorroidas se tornarem trombosadas, ou seja, quando um coágulo se forma dentro delas, causando dor intensa e inchaço. Nesses casos, o médico pode recomendar uma cirurgia para remoção das hemorroidas.

Também evite colocar supositório no ânus inchado, pois quando a região já está sensível, qualquer toque pode piorar. Usar cremes e líquidos mentolados também só vai irritar ainda mais o local.

No entanto, o nódulo leva de 30 a 40 dias até se dissolver por completo. E, em alguns casos, pode persistir um excesso de pele residual chamado de plicoma. Hemorroidas externas, que não estão trombosadas, geralmente são manejadas sintomaticamente, com orientações dietéticas e aplicação de pomadas.

Muito esforço afetará as veias que podem já estar enfraquecidas; – evite permanecer muito tempo na mesma posição. Caminhe sempre que possível, inclusive no local de trabalho; – banhos de assento mornos e compressas de gelo ajudam a aliviar os sintomas e a eliminar o inchaço.

Quais são as causas da hemorroida? Como destaca a pesquisa de 2021 do Journal of Coloproctology, as causas da hemorroida são três: o sedentarismo, a obesidade e a prisão de ventre.