Como saber se é HPV ou hemorroidas?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Sintomas como dor, sangramento, coceira podem estar presentes em outras doenças como fissura anal, fistula e HPV. Para diferenciar hemorroida do HPV é importante marcar um consulta com um coloproctologista que é especialista em doenças do intestino, reto e ânus.

Os sintomas incluem coceira, secreção e, em alguns casos, um odor forte. Às vezes, as “bolinhas” são confundidas com hemorroidas. Mas o condiloma tem um aspecto bem característico. As hemorroidas ocorrem quando as veias do ânus dilatam, incham ou se rompem, causando a doença hemorroidária.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

Um dos sinais de infecção por HPV são algumas verrugas dolorosas nos órgãos genitais, que podem estar isoladas ou agrupadas. Além disso, se você tiver essa infecção, o pênis, vagina, ânus, vulva, colo do útero podem ficar irritados e coçando, e podem aparecer lesões nos genitais, assim como na garganta e na boca.

“Muitas vezes, a infecção é assintomática e as pessoas nem ficam sabendo que estão contaminadas, mas podem transmitir o vírus. Muitos também confundem o HPV com o vírus da hepatite ou com o HIV”, avisa.

As lesões do HPV podem ser de dois tipos: clínicas ou subclínicas. Nas lesões clínicas, o paciente pode apresentar verrugas na região genital e anal – chamadas de condilomas. Geralmente, elas são assintomáticas, mas pode haver coceira sensação de corpo estranho em região anal ou até sangramento nas lesões maiores.

Pápulas evoluem para bolhas, úlceras e crostas; pródromos, mialgia, formigamento, ardência; pode ser oral e genital. É uma DST que consiste de infecção genital causada pelo Herpes vírus, que se contamina através do contato sexual com o parceiro (a) contaminado (a) e com lesão ativa.

Após conhecer melhor as duas doenças, é possível perceber que a principal diferença entre as hemorroidas e as fissuras está na sua constituição. A primeira é caracterizada por uma dilatação dos vasos, enquanto a segunda por “rachaduras” na região do ânus.

As hemorróidas externas se desenvolvem na borda do ânus, e são recobertas por uma pele muito sensível. Se um coágulo se desenvolve em uma delas, um inchaço doloroso se desenvolverá. As hemorróidas externas são sentidas como um caroço duro e sensível.

Quais os sintomas de hemorroidas?

  • Coceira ou irritação ao redor do ânus.
  • Dor ou desconforto na região anal.
  • Sangramento durante as evacuações (sangue vermelho vivo no papel higiênico ou nas fezes).
  • Sensação de inchaço ou pressão na região anal.
  • Protuberâncias na região anal, que podem ser sensíveis ao toque.

O sintoma mais comum é a presença de verrugas na região genital. A vulva, o ânus e o colo do útero são geralmente afetados, por exemplo. Também devemos suspeitar nos casos de ardência, coceira ou placas na região genital. As lesões, entretanto, também podem ser na garganta, boca e lábios.

Afinal, quais são os sintomas de HPV?

  • ardência;
  • coceira;
  • verrugas visíveis na área íntima ou nos lábios e parte interna da boca e.
  • formação de placas, o que ocorre quando diversas verrugas se unem.

A infecção pelo HPV, normalmente, não causa sintomas. A manifestação visível (verrugas) pode causar algum desconforto, mas as lesões internas (em vagina e colo do útero) são completamente assintomáticas.

não é vergonhoso ter hpv. o que tem que buscar é tratar. tratar saber que se tá com lesão se não tá com lesão. e buscar aí o tratamento.

O principal sinal da infecção pelo vírus são as verrugas genitais que têm a aparência similar a de uma couve-flor. Além desse, outros sinais como caroços ou feridas no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta também podem indicar que você está infectado.