Quando devo me preocupar com a dor abdominal?

Perguntado por: upinheiro . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Os sintomas que exigem atenção médica imediata incluem febre alta, perda de apetite ou peso, dor que desperta a pessoa, sangue nas fezes ou na urina, icterícia, náusea e vômitos graves, dificuldade em engolir e inchaço das pernas e/ou do abdômen.

A dor é acompanhada por outros sinais e sintomas preocupantes, tais como febre alta, calafrios, diarreia com sangue, náuseas e vômitos persistentes com desidratação, icterícia (pele e olhos amarelos), ou grande aumento do volume do abdome.

Entre os sinais mais comuns estão:

  1. Vômitos;
  2. Dores e cólicas abdominais;
  3. Febre;
  4. Diarreia, em alguns casos com sangue;
  5. Dor de cabeça;
  6. Excesso de gases;
  7. Perda de apetite.​

De modo geral, as doenças abdominais, como cistite, apendicite, endometriose, refluxo, entre outras, causam grande desconforto e, geralmente, afetam sobremaneira a qualidade de vida de uma pessoa, fazendo com que ela fique, muitas vezes, reclusa e sentindo dores.

A dor pode ter muitas causas como, por exemplo, infecção, inflamação, úlceras, perfuração ou ruptura de órgãos, contrações musculares descoordenadas, bloqueio devido a uma obstrução ou bloqueio do fluxo sanguíneo aos órgãos. Às vezes, distúrbios fora do abdômen também causam dores abdominais.

As dores que precisam de atenção imediata são aquelas que têm alguns sinais de alerta que podem indicar que esteja acontecendo algum problema mais grave, como: Dor de início súbito (que começa de repente) Dor muito intensa, ou de característica diferente de qualquer dor que já sentiu na vida. Dor intensa que não ...

A cólica intestinal é uma dor entre leve e moderada e pode ter inúmeras causas: alimentação incorreta, baixa ingestão de fibras, infecções, doença ou problema no intestino³. De modo geral, tudo o que provoca gases, prisão de ventre ou diarreia pode causar esse tipo de incômodo³.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Sintomas de apendicite

  1. Mal-estar geral;
  2. Dor abdominal intensa no lado inferior direito;
  3. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º);
  4. Náuseas ou vômitos;
  5. Prisão de ventre ou diarreia;
  6. Perda de apetite;
  7. Barriga inchada;
  8. Excesso de gases.

Como aliviar o desconforto abdominal?

  1. Tome chás naturais. Que os chás são poderosos aliados em momentos de dores não é segredo, certo? ...
  2. Faça compressas de água quente. ...
  3. Mantenha uma alimentação leve e natural. ...
  4. Faça massagens abdominais.

Os exames complementares são indispensáveis para descartar outras complicações que causam sintomas semelhantes, como a doença inflamatória pélvica (DIP), por exemplo. Eles podem incluir: hemograma; teste de urina; ultrassonografia abdominal, tomografia computadorizada do abdômen e ressonância magnética do abdômen.

Se a dor vier da parte superior do estômago, pode ser causada por refluxo ou úlcera. Se a dor for no meio do estômago e se estender às costas, pode ser um sinal de cálculo biliar Dor na parte inferior direita do estômago, junto com febre, náuseas e vômitos, pode ser apendicite .