Qual a diferença entre fisgada e pontadas?

Perguntado por: iribeiro3 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.4 / 5 17 votos

Existe diferença entre pontada e fisgada? Sim, existem alguns detalhes que diferenciam esses dois tipos. No primeiro caso, são dores súbitas com uma percepção de que o coração está batendo mais rapidamente. No caso das fisgadas, a duração da dor é maior e pode haver a sensação de alongamento do músculo.

As fisgadas podem ser descritas como uma alteração de sensibilidade. Podem ocorrer em uma ou mais partes do seu corpo ao mesmo tempo, afetando seu corpo ao longo do trajeto de um nervo, em um lado do corpo, ou menos comumente em ambos os lados.

Esse tipo de dor nas costas é normalmente em forma de peso e pode ser bastante desconfortável. Compressas mornas na região ajudam a aliviar a dor, pelo menos 2 ou 3 vezes ao dia. Além disso, é recomendado evitar fazer grandes esforços para ajudar a aliviar a dor da pontada nas costas mais rapidamente.

Busque um lugar calmo, tente respirar devagar e relaxar. Isso deve fazer com que o seu corpo volte ao ritmo normal e a pontada no peito cesse.

Sensação de aperto no peito. Palidez. Suor frio. Dor nas costas.

É normal sentir pontada nesta região? Não é normal sentir nenhum tipo de dor, já que ela indica que algo não está correto no organismo. Portanto, as fisgadas no peito precisam ser analisadas por um médico cardiologista. É importante lembrar que a pontada no tórax é só uma das formas de dores que acometem a região.

Pode estar presente quando estiver cansado ou se você sofre de enxaqueca. Mas você sabia que também pode ser o sintoma de uma infecção no ouvido ou, eventualmente, uma lesão no nervo? É por isso que é tão importante contar para o seu médico o que você sente e não entende completamente.

As pontadas no coração são um dos sintomas de problemas cardíacos, como a angina, a arritmia e o ataque cardíaco, por exemplo. Nesse caso, além de sentir pontadas no coração, o paciente apresenta outros sintomas.

O sintoma mais clássico do infarto é uma dor opressiva na região do tórax, com uma pressão forte no peito, dor nos ombros, braços, queixo e até abdômen. É possível haver ainda suor frio e falta de ar. As dores no peito podem ter durações distintas, variando de 4 a 20 minutos, por exemplo.

As causas de pontadas no abdômen podem ser problemas simples como espasmos musculares nos exercícios, até problemas nos rins, infecção na bexiga ou uma doença inflamatória intestinal1.

De acordo com Felipe Gavranic dos Reis, especialista em Cardiologia e Médico Cardiologista da CCRmed, o paciente normalmente apresenta sinais entre uma e até duas semanas antes do infarto e costuma recorrer ao pronto-socorro para ser medicado.

Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.