É possível recuperar a função renal?

Perguntado por: agil . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.3 / 5 15 votos

Se você tiver insuficiência renal aguda, pode precisar de diálise por apenas alguns dias ou semanas, enquanto seus rins se recuperam. Se os seus rins estão prejudicados demais para recuperar a sua função, então você precisará de diálise por mais tempo ou de um transplante de rim.

Com algumas medidas simples é possível cuidar bem dos rins

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. ...
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

A doença renal crônica, como também é conhecida, é a perda lenta e gradual da atividade dos rins. A insuficiência renal crônica geralmente não é revertida, mas pode manter-se estável caso seja acompanhada pelo especialista.

"Nesse caso, ele pode ficar nessa situação por cerca de 72 horas. Após três ou quatro dias é que ele deve passar por complicações sérias, que podem levar à morte", afirma o nefrologista.

Depois que começar a fazer hemodiálise, há chances do rim voltar a funcionar ? Não, se o paciente tiver doença renal crônica avançada, seus rins não voltarão a funcionar mesmo fazendo hemodiálise. A diálise é apenas um método de substituição do rim e não tem a capacidade de reverter lesões renais.

Nessa situação não há cura e a pessoa com essa doença na forma terminal deve fazer um tratamento que substitua os rins e possibilite a manutenção da vida. Esse deve ser feito, na maioria dos casos, pelo resto da vida. As opções são: transplante renal, diálise peritoneal, hemodiálise e hemodiafiltração.

"Quando os rins passam a funcionar entre 30% e 15% da capacidade é que os sintomas ficam mais proeminentes", explica. Conforme explica José de Resende Barros Neto, coordenador do Serviço de Nefrologia do Hospital Felício Rocho, as maiores causas da IRC são diabetes e hipertensão fora de controle.

Tratamentos para insuficiência renal

  • Controle da hipertensão arterial;
  • Parar de fumar;
  • Tratamento de níveis elevados de colesterol;
  • Seguir uma dieta rica em carboidratos e com restrição ao uso de proteínas (carne, peixe, leite e derivados deles), sal e potássio.

Na lesão renal aguda, a recuperação acontece num período de até quatro semanas na maioria dos casos.

O medicamento de alto custo utilizado no tratamento da doença renal crônica de maior gasto no SUS foi a eritropoetina humana recombinante, tanto no Brasil (88% dos gastos), quanto em Minas Gerais (92% dos gastos).

Qual exame devo fazer para saber se meus rins estão funcionando normalmente? É necessário fazer o exame chamado creatinina. Com esse exame, você vai saber como esse rim está depurando e funcionando.

São rins “sadios”, porém velhos e menos resistentes a injúrias. Como, em média, os rins filtram algo em torno de 100 ml/min de sangue, muitas vezes os médicos usam o valor em percentual para facilitar a compreensão. Deste modo, uma taxa de filtração de 50 ml/min pode ser considerada como rins que funcionam 50%.