Como se chama a parte da mão?

Perguntado por: oconceicao8 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

Apesar de ser pequena em tamanho, a mão é uma das regiões do corpo com maior número de ossos, sendo formada por 27 ossos, e está dividida em 3 partes, sendo elas: carpo (punho), metacarpo e falanges (dedos).

Cada osso do carpo possui um nome, que da direita para a esquerda são: trapézio, trapezóide, captato, hamato, escafóide, semilunar, piramidal e psiforme.

Metacarpo. O metacarpo representa o esqueleto da palma da mão.

No total, cada mão possui 27 ossos, os quais são geralmente divididos em três grupos: os ossos do punho, os ossos da palma da mão e os dedos. O punho é formado por oito ossos. Já a palma da mão, por cinco ossos. Os dedos, por sua vez, por três ossos, com exceção do polegar, que é composto por dois ossos.

Os ossos carpais (pulso) estão localizados na base da mão, entre os ossos do antebraço (rádio e ulna) e os ossos metacarpos longos da mão. Existem oito ossos carpais pequenos. Dois dos ossos carpais sofrem comumente luxação: O capitato (que é o maior osso da mão, localizado no meio da parte inferior da palma)

1. Porção posterior ou superior e convexa de um órgão ou região (do nariz, do pé, da mão, do pénis, etc.).

Ambos se ligam aos ossos do punho (ossos do carpo). A mão de divide em carpo, metacarpo e falange. Os ossos do carpo são oito, e estão distribuídos em duas fileiras. Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme.

A palma da mão é a face interna e côncava da mão.

O osso escafoide é o mais comumente lesionado de todos os oito ossos do pulso (carpais), localizado entre os ossos do antebraço e os da mão.

As cabeças das falanges médias têm uma aparência semelhante a uma polia. Elas se articulam com as bases das falanges distais para formar as articulações interfalângicas distais (IFD) da mão.

Anatomia da mão
As mãos são estruturas encontradas na extremidade dos membros superiores, sendo formadas por diferentes estruturas, como ossos, músculos, nervos, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.

As fraturas dos ossos dos dedos dos pés são muito comuns. Esses ossos são chamados de falanges. O osso que se localiza mais na ponta do dedo é a falange distal, o intermediário é a falange média (ausente apenas no primeiro dedo – o “dedão”) e a base do dedo, a falange proximal.

As falanges são os ossos que formam os dedos das mãos e pés dos vertebrados. No homem, cada dedo tem três falanges, excepto o polegar e o hálux, que têm apenas duas.

Segundo quirodáctilo: indicador, apontador ou fura-bolo. Terceiro quirodáctilo: dedo médio, dedo do meio, maior de todos ou pai de todos. Quarto quirodáctilo: anelar, anular ou seu-vizinho. Quinto quirodáctilo: dedo mínimo, dedinho ou mindinho.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Gesto com a mão, falsamente involuntário, de quem tenta tocar outra pessoa com intenções libidinosas. 2 Gesto rápido e sutil de punguista na tentativa de roubar dissimuladamente. Pessoa que tem o hábito de praticar esse(s) gesto(s); mão-leve.

São sete ossos do tarso; cinco do metatarso; e 14 falanges — três para cada um dos dedos, exceto para o hálux (dedão), que tem apenas duas. Há também 107 ligamentos, além de tendões, músculos extrínsecos e intrínsecos, artérias e a inervação, que se divide em nervos tibial, fibular e safeno.