Quais são os sintomas de crise de vesícula?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

Sintomas de vesícula inflamada

  • Dor aguda no lado direito do abdome.
  • Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC.
  • Sensação de náuseas.
  • Vômitos frequentes.
  • Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)
  • Emagrecimento.

Colecistite aguda: Quando ocorre um processo inflamatório/infeccioso na vesícula com sintomas como dor intensa abaixo das costelas à direita, febre e alguns pacientes podem evoluir com icterícia (olhos e pele amarelados).

Ao observar esses sintomas, é importante procurar um médico especialista, podendo ser um gastroenterologista ou até mesmo um clínico geral.

A causa mais comum é genética, herdada de nossos familiares. Existem outras situações que também podem causar pedra na vesícula. Elas promovem o excesso de sais e colesterol, que tornam a bile espessa, promovendo a formação dos cálculos: Alimentação rica em gorduras e carboidratos.

Alguns casos de pedra na vesícula podem ser assintomáticos, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após alguma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui.

Alimentos gordurosos e ultraprocessados, sendo a maionese um exemplo. Leite integral e derivados. Embutidos. Carnes gordas.

Ultrassom abdominal é o principal exame para detectar pedra na vesícula. Poucas pessoas já ouviram falar em colelitíase, mas certamente conhecem os perigos das temidas pedras na vesícula, que, além da dor no abdômen, podem causar dor nas costas, náuseas e vômitos.

Um tratamento caseiro que pode ser usado para pedra na vesícula é o chá de bardana e boldo, que ajuda reduzir a inflamação da vesícula e eliminar as pedras. Porém, o indivíduo deve avisar ao médico sobre o tratamento caseiro, e este só deve ser feito quando não há sintomas presentes, como a dor abdominal.

O limão contém uma substância chamada limoneno, presente principalmente na casca , que é antibacteriana. Em geral a mistura ajuda a eliminar cálculos renais e acaba estimulando o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar.

Muitas pessoas podem ter excesso de gases e ser algo normal. No entanto, a frequência desse quadro deve ser averiguada. Se você passa a produzir muitos gases e ter a barriga inchada diariamente e durante semanas, estes sinais podem indicar a presença de pedra na vesícula.

Aguda: normalmente aparece sem motivos aparente, provoca dor forte no abdômen por aproximadamente 6-8 horas e depois some por uma ou mais semanas. Crônica: é caracterizada por ataques de dores fortes com mais frequência. Nesses casos, quando a dor não desaparece, é necessário ir urgentemente procurar um hospital.

Esta dor começa de repente, por vezes durante a noite, dura minutos ou horas. Por vezes são acompanhadas de enjoos, vómitos, suores e palidez. O mal-estar deve-se ao entupimento do canal cístico ou da via biliar por um cálculo.