Qual é a doença mais grave no fígado?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 4 votos

Cirrose. A cirrose é o processo final de toda doença crônica do fígado. Quando este órgão sofre qualquer processo inflamatório persistente (ao qual chamamos de hepatite crônica), por um longo período, ocorre progressivamente substituição do tecido normal do fígado por fibrose (cicatrizes) que pode levar a cirrose.

Insuficiência hepática – essa é uma doença grave, pois ela prejudica seriamente a funcionalidade do fígado e pode causar complicações, entre elas a insuficiência renal e os problemas na coagulação.

Entre os sinais de problemas no fígado, os de insuficiência hepática são os mais preocupantes, pois está é uma das doenças mais graves que atingem o órgão, visto que o fígado deixa de realizar suas funções, levando a diversas complicações, tais como coagulação, edema cerebral, infecções pulmonares ou insuficiência ...

Quais as principais doenças hepáticas?

  • Esteatose hepática. A esteatose hepática, conhecida popularmente como “fígado gordo”, é uma condição associada ao acúmulo de gordura no fígado. ...
  • Hepatite. ...
  • Cirrose hepática. ...
  • Câncer. ...
  • Insuficiência hepática.

A insuficiência hepática é causada por um distúrbio ou substância que lesiona o fígado. (pele e olhos amarelos), cansaço e fraqueza e perda de apetite. Outros sintomas incluem acúmulo de líquido dentro do abdômen (ascite.

As causas mais comuns de adoecimento do fígado são a ingestão de bebidas alcoólicas, vírus da hepatite C e a deposição de gordura no fígado (esteatose).

As causas da hepatite fulminante podem ser doenças auto-imunes, hepatite A ou B e o uso de medicamentos como antibióticos, psicotrópicos, antidepressivos, remédios para diabetes, analgésicos como o Paracetamol e chás utilizados para o emagrecimento.

Dor abdominal. Pele e olhos amarelados. Urina escura (cor de Coca-cola) Fezes claras (cor de massa de vidraceiro)

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

Realmente existe cólica no fígado? A cólica de fígado existe sim e ela é um problema que se manifesta na região superior direita no abdome. Portanto, dependendo de qual região da barriga o paciente sente a dor, mais clara será a origem do seu problema.

Paracetamol. O paracetamol é um exemplo clássico de um remédio que gera hepatotoxicidade em todos aqueles que o tomam em grandes quantidades. "Existem remédios que vão fazer toxicidade para todo mundo, dependendo da quantidade que se toma. O paracetamol é um exemplo.