Quem tem câncer no estômago sente oq?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Dor abdominal. Desconforto no abdome, normalmente acima do umbigo. Sensação de plenitude na parte superior do abdome, após uma refeição leve. Azia ou indigestão.

No início, parece uma gastrite. E muitas pessoas se automedicam ou demoram a procurar um especialista.

3. Dor abdominal constante. A sensação de dor e incômodo é outro sinal da presença do câncer de estômago, sendo também facilmente confundida como sintoma de outros possíveis problemas gástricos.

Fique atento aos indícios do câncer de estômago
Como seus sintomas são inespecíficos, podem ser facilmente confundidos com os de gastrite ou úlcera. Logo, é preciso procurar um médico especializado assim que os sinais se tornam persistentes, para que seja realizada uma investigação mais precisa.

Febre ou sintomas inespecíficos que não melhoram. Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Certos tipos de câncer, como de ovário, pâncreas e estômago, geralmente podem causar perda de apetite, por afetarem o metabolismo.

Taxa de Sobrevida para Câncer de Estômago

Estágio SEERTaxa de Sobrevida em 5 anos
Localizado69%
Regional31%
À distância5%
Todos os estágios SEER combinados32%

Em estágios ainda mais avançados, podem ocorrer:

  1. Aumento do tamanho do fígado;
  2. Íngua do lado esquerdo e inferior do pescoço;
  3. Massa palpável na parte superior do abdômen;
  4. Nódulos na região do umbigo.

O câncer de estômago costuma ter desenvolvimento lento e raramente causa sintomas. Quando o faz, os principais são perda de peso e apetite e fadiga. O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, ocorre em função de um crescimento anormal de células. Ele se desenvolve lentamente, durante muitos anos.

Queimação e azia (chamados de sintomas dispépticos); Náuseas e vômitos; Sensação constante de estômago cheio (devido à redução do espaço do estômago decorrente da presença da massa tumoral);