O que faz o fígado e o baço inchar?

Perguntado por: eaguiar9 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Um fígado aumentado é geralmente causado por distúrbios hepáticos relacionados ao uso excessivo de álcool, insuficiência cardíaca congestiva, doença de armazenamento de glicogênio, hepatite viral, câncer de fígado e esteatose (gordura no fígado).

Um baço aumentado não é uma doença por si só, mas o resultado de um distúrbio subjacente. Muitos distúrbios podem fazer com que o baço cresça. Muitos distúrbios, incluindo infecções, anemias e cânceres, podem provocar esplenomegalia.

As causas da Hepatomegalia podem ser muitas, e ela pode estar atrelada a diversas doenças e condições, entre elas: cirrose; Hepatite A,B ou C; neoplasias; câncer metastático no fígado; Leucemia; câncer de fígado; linfoma; pericardite; doença de Wilson; hemocromatose; doença de Gaucher, entre outras.

O aumento de volume do baço é potencialmente perigoso, pois pode acarretar ou ser causa de problemas hematológicos. Dessa forma, em alguns casos desse quadro, a solução pode ser a retirada cirúrgica desse órgão. Quando ocorre o aumento do baço, geralmente não são sentidas dores fortes na região onde ele se encontra.

Dor ou desconforto no local onde o baço está localizado, ou seja, na parte superior esquerda da barriga; a dor pode irradiar para o ombro esquerdo. Pela localização próxima ao estômago, o paciente pode ter a sensação de estar cheio sem ter se alimentado ou após comer pouco. Perda do apetite e perda de peso.

O tratamento consiste em permanecer em repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios para controle dos sintomas. Caso o quadro evolua, pode causar o aumento do baço.

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.

7 Alimentos Que Prejudicam A Saúde Do Fígado

  • Fast food. ...
  • Açúcar e sal. ...
  • Álcool. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Refrigerantes. ...
  • Alimentos enlatados. ...
  • Frutos-do-mar.

O consumo de alimentos industrializados, refinados, alimentos crus em excesso, excesso no consumo de laticínios, líquidos frios e bebidas geladas pode gerar umidade no organismo, afetando a produção adequada de Qi pelo Baço.

Esplenectomia. A esplenectomia é o procedimento realizado para remover o baço. A remoção cirúrgica de um baço muito aumentado pode melhorar a contagem de células sanguíneas e reduzir a necessidade de transfusões.

O exame tem como objetivo analisar fígado e baço em busca de hemorragias, nódulos e alterações de funcionamento.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ter origem viral. As hepatites A, D e E se manifestam em quadro agudo. As do tipo B e C são crônicas, mas o tratamento atualmente já conta com medicações eficazes. Assim como os vírus, o abuso de álcool e drogas também pode causar o problema.

As principais funções do baço são: Retenção de células mortas O baço é responsável por “filtrar” o nosso sangue (mas de uma maneira diferente da que é realizada pelos rins). O que acontece é que ele captura células velhas e as elimina, reciclando o tecido sanguíneo.

É importante lembrar que o tratamento para a esplenomegalia — nome dado ao baço aumentado — quando a situação não é muito complicada, pode ser feito com o uso de antibióticos, como no caso de uma infecção.

Cenouras, arroz, cevada, abóboras, maçãs, gengibre, alho e cardamomo são ótimas opções. Beba pouco líquido durante as refeições.