Qual exame para saber se o pâncreas está bem?

Perguntado por: ocardoso8 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Assim como na endoscopia, o endoscópio é introduzido pela boca, com o paciente sedado, e o médico avalia o pâncreas.

A colangiopancreatografia é um exame de imagem que avalia se existem anormalidades (bloqueio, estreitamento ou dilatação) nos ductos pancreáticos e biliares. Também mostram se o bloqueio no ducto é devido a um tumor no pâncreas.

Sintomas de problemas no pâncreas

  1. Dores constantes no abdômen;
  2. Olhos e pele amarelados;
  3. Urina de cor escura;
  4. Após as refeições sentir má digestão;
  5. Dores nas costas, que não estão associadas a má postura;
  6. Sensação de estômago ou barriga inchados;
  7. Vômitos e náuseas recorrentes.

A dosagem de tripsina (enzima que digere proteínas) nas fezes é uma boa avaliação da secreção pancreática. A dosagem de tripsinogênio no sangue também detecta insuficiência pancreática. A elastase é outra enzima pancreática que digere proteínas, é resistente à degradação no intestino e pode ser medida nas fezes.

Entre os principais sintomas de pancreatite, podemos destacar:

  1. Dor abdominal intensa, na parte superior do abdome, que pode se espalhar para a região das costas;
  2. Náuseas e vômitos;
  3. Icterícia;
  4. Diarreia;
  5. Fezes gordurosas;
  6. Febre;
  7. Perda de peso acelerada e não intencional.

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

O médico gastroenterologista é responsável por cuidar de todo o sistema digestivo: boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado.

Para evitar sobrecarga no órgão, o ideal é desintoxicar. O processo consiste em consumir muita água e manter uma dieta rica em antioxidantes, ou seja, abundante em frutas como laranja, kiwi, manga, morango. Além disso, sucos que incluem verduras como a couve podem ajudar nessa desintoxicação.

As causas mais comuns de pancreatite em adultos são o tabagismo (ato de fumar), a presença de cálculos biliares (fluidos digestivos que se tornam sólidos e formam pedras na vesícula biliar), consumo de bebidas alcoólicas, distúrbios genéticos do pâncreas e alguns medicamentos (como corticoides e antibióticos).

6 hábitos que auxiliam a manter a saúde do pâncreas

  1. Não fume.
  2. Coma mais vegetais crucíferos.
  3. Evite alimentos processados.
  4. Evite o consumo de álcool.
  5. Diminua a ingestão de açúcar.
  6. Mantenha o peso ideal.

Quando a pessoa come, a lipase é liberada no trato digestivo para auxiliar na quebra de gorduras. Níveis elevados de lipase podem ser encontrados em pacientes com pancreatite aguda, câncer de pânceras, colecistite, gastroenterite, obstrução intestinal, doença celíaca, úlcera, cirrose, infarto intestinal, entre outras.