Como saber se estou tendo uma crise renal?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.2 / 5 11 votos

Náuseas e vômitos são sintomas frequentes de pedras nos rins. Além da dor e forte incômodo na região lombar e abdominal, desencadeados por uma crise repentina, estes sintomas ocorrem em resposta à agressão que a migração do cálculo renal provoca.

O principal sintoma de uma crise de cólica renal é a dor aguda na região das costas e da lombar. Outra característica é que a dor raramente passa por conta própria, variando de intensidade no decorrer do tempo.

A dor causada pela passagem do cálculo renal pode ser muito forte, como se fosse cólica ou aperto, e aguda, isto é, repentina e cíclica. Inicia-se nas costas, na região lombar, e irradia-se para a região lateral do abdome, pelve e para os grandes lábios vaginais na mulher ou para os testículos nos homens.

A dor que tem origem nos rins é mais aguda, forte, constante e aparece repentinamente, principalmente quando se trata de pedra nos rins. Já a dor nas costas pode variar de leve a grave e é caracterizada por pontadas, sensação de queimação ou perfuração.

Se você estiver passando por uma crise de cólica renal, procure ficar em repouso. Movimentar o corpo pode intensificar a dor, e até mesmo agravar o quadro se você estiver com alguma lesão ou inflamação. Procure um médico imediatamente. Um urologista pode investigar a causa e gravidade do cálculo renal.

Movimentar o corpo intensifica a dor e até pode agravar o quadro se você estiver com alguma lesão ou inflamação. Busque atendimento médico imediatamente. Em um atendimento de pronto socorro, medicações analgésicas e anti-inflamatórias costumam ser usadas para alívio imediato da cólica renal.

A dor inicia-se subitamente e atinge seu pico de intensidade em mais ou menos 1 ou 2 horas. Após atingir seu ápice, a dor da cólica renal permanece assim por mais 1 a 4 horas, em média, deixando o paciente “enlouquecido” de dor. A dor começa a aliviar espontaneamente e ao longo de mais 2 horas tende a desaparecer.

A origem dessa dor é o cálculo renal, conhecido popularmente como pedra no rim, que é uma pequena massa sólida formada a partir de pequenos cristais2. O cálculo pode ser encontrado não apenas nos rins, como também qualquer outro órgão do trato urinário2.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Também chamado de acetaminofeno, o paracetamol é um dos principais medicamentos para dor para pacientes renais crônicos, pois possui propriedades analgésicas e antipiréticas. Quando utilizado corretamente, apresenta bons resultados para o tratamento de dores e não tem efeitos colaterais significativos.

A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.