Quando a dor nas costas pode ser preocupante?

Perguntado por: ugalvao . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

Marque uma consulta médica antes mesmo de ficar preocupado com essa dor. Se há sintomas de dor nas costas constante que não passa nem com repouso e nem com massagens e compressas, pode ser um indicativo de agravação, em que temas como hérnia de disco, compressão da medula entre outros podem aparecer.

Porém, a dor nas costas pode indicar algo mais grave como cálculo renal ou fraturas na costela. Nesses casos, é necessário o auxílio médico e realização de exames para indicar o diagnóstico.

Doenças neuromusculares, neoplasias e até mesmo distrofias podem causar dor nas costas, mesmo em repouso. Problemas pulmonares, no coração (infarto) ou nos rins (cálculos renais) podem irradiar dor nas costas e costumam estar associadas com outros sintomas.

É importante procurar logo um médico quando a dor nas costas vem acompanhada de: Formigamento ou dormência. Dor intensa que não melhora com o tratamento. Dor nas costas de uma queda ou lesão.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Dores nas costas podem ser causadas por simples hábitos errados como sedentarismo, obesidade e tabagismo. Pode ser também uma manifestação de doenças como depressão, fibromialgia, câncer, artrites, hérnia de disco, osteoartrose (bico de papagaio), cálculo renal, aneurisma de aorta, úlcera gástrica, entre outras.

E, dependendo do lugar onde ela aparece, pode levar um nome ou ter uma causa diferente. Os 5 principais tipos de dor nas costas são: lombalgia, cervicalgia, lordose, escoliose e torcicolo.

Nos casos em que a dor nas costas agrava, pode ser um indicativo de alguma doença mais séria, como pneumonia. Além da dor, da tosse e da coriza, o paciente também pode apresentar febre alta, catarro esverdeado ou com sangue. Embora mais rara, a embolia pulmonar também causa intensa dor nas costas ao respirar.

Nesses casos, a pessoa pode sentir dor intensa na forma de pressão no peito ou aperto. Em geral, é sentida no meio do peito, tendendo mais para o lado esquerdo, e pode se propagar para os braços. O que pode ser a dor no pulmão (dor torácica)? Diversas causas estão associadas à dor torácica.

Má postura
As posturas inadequadas ao realizar atividades do dia a dia, é a maior causa de dor muscular nas costas. Olhar constantemente para baixo ao mexer no celular ou computador força os músculos do pescoço para baixo e sobrecarrega a coluna vertebral.

Aqui estão alguns dos sintomas de coluna lombar inflamada que são os mais comuns:

  • Dor na região lombar que pode se espalhar para as nádegas e pernas;
  • Rigidez na região lombar;
  • Dificuldade em se mover ou ficar em pé;
  • Sensação de formigamento ou dormência nas pernas;
  • Fraqueza muscular nas pernas.

Espondilite anquilosante: é uma das condições inflamatórias da coluna vertebral, que pode causar dor e rigidez na parte inferior das costas, pescoço, quadris, ombros, e outras áreas do corpo. Também pode causar dificuldade para dobrar ou endireitar a coluna vertebral, fadiga e alcance limitado de movimento.