Quantos dias fica no hospital depois de uma cirurgia de apendicite?

Perguntado por: ucardoso . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

O tempo de internação é de 24 horas em média, dependendo da recuperação do paciente e do grau de contaminação da cavidade abdominal (presença de pus no momento da cirurgia).

O tempo de internação na cirurgia para apendicite é de cerca de 1 a 3 dias, sendo que a pessoa volta a casa assim que conseguir se alimentar normalmente com alimentos sólidos.

É iniciada uma dieta líquida, que deve permanecer até o primeiro dia do pós-operatório. Pode retomar a alimentação normal, sem gorduras, no segundo dia. Sempre haverá medicação para dor leve, moderada ou forte, e também em caso de náuseas ou vômitos. O paciente deve solicitar à enfermeira quando necessário.

A apendicectomia videolaparoscópica dura em torno de uma hora. É necessária a internação do paciente, que pode ficar de 24 a 72 horas no hospital até receber alta. O tempo de recuperação depende da condição prévia do paciente. Normalmente varia entre duas semanas e um mês.

Posição. O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição.

A cirurgia é o tratamento padrão. É realizada sob anestesia geral ou raqui anestesia. Quando o caso não apresenta um nível alto de complicação, demora cerca de 30 minutos a uma hora para ser finalizada. Em casos onde existem complicações mais sérias, o tempo pode ser superior.

Na maioria dos casos de apendicectomia laparoscópica, o doente pode deixar o hospital 24 horas após a operação. Em ambos os casos, pode surgir alguma dor ou hematomas na zona das incisões nos primeiros dias após a operação. Para aliviar a dor e desconforto, normalmente são prescritos alguns analgésicos.

Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

No caso de suspeita de apendicite, é importante ir ao hospital o mais rápido possível, pois pode haver a perfuração do apêndice, caracterizando a apendicite supurativa, que pode colocar o paciente em risco. A apendicite dá diversos sinais, sendo o principal deles a dor abdominal na região do órgão.

pelos primeiros 7 dias após a cirurgia de apêndice, recomenda-se ainda que o indivíduo evite dirigir. Quando retornar à direção, também é indicado cuidado na hora de colocar o cinto de segurança, para não “prender” a cicatriz.

A apendicectomia precisa ser realizada em ambiente hospitalar com o paciente sob anestesia geral. Sua duração é de cerca de 30 minutos a uma hora, quando o caso não apresenta um alto grau de complicação.

Logo após a cirurgia, você não pode comer ou beber qualquer coisa. Ao poucos vai ser permitido beber pequenas quantidades de água. Depois você pode tomar líquidos claros, e em seguida, alimentos macios até que você seja capaz de ter uma dieta regular. Você vai ficar no hospital de 1 a 3 dias após a operação.

A dor dura mais de algumas horas
Se a dor durar mais de cinco ou seis horas, vale a pena consultar um profissional de saúde para descartar apendicite.

Náuseas e vômitos pós-operatórios são comuns e podem ser evitados. Complicações provenientes deste problema acarretam aumento de morbi-mortalidade.