Quando a dor na barriga é preocupante?
Quando a dor do lado direito da barriga e perto da virilha começa e rapidamente se intensifica, acompanhado da interrupção do intestino levando o paciente a parar de evacuar ou soltar gases e inicia um quadro de febre, esses são sinais para procurar ajuda em um atendimento de emergência.
Como saber se a dor na barriga é grave
Todo mundo já sentiu dor na barriga de leve intensidade que desapareceu sem necessidade de tratamento médico. Todavia, quando a dor abdominal é de forte intensidade ou há outros sintomas associados, como febre, vômitos, prostração ou diarreia sanguinolenta, a avaliação de um médico faz-se necessária.
Quando devo me preocupar com uma dor na barriga
Mas em caso de dores abdominais súbitas e intensas, é importante buscar atendimento em um pronto-socorro para identificar a causa e obter o tratamento mais adequado. Quando as dores são suportáveis, mas se repetem periodicamente, a recomendação é agendar consulta com um clínico geral ou gastroenterologista.
Quando a dor de barriga pode ser grave
Porém, quando persistente e com quadros recorrentes do incômodo, o sintoma pode indicar doenças mais graves, como pancreatite, pedra na vesícula, apendicite, infecção intestinal, hepatite aguda e infecção urinária. É necessário ter atenção ao local da dor, intensidade e periodicidade, para buscar ajuda médica.
Como Identificar o tipo de dor na barriga
Se a dor vier da parte superior do estômago, pode ser causada por refluxo ou úlcera. Se a dor for no meio do estômago e se estender às costas, pode ser um sinal de cálculo biliar Dor na parte inferior direita do estômago, junto com febre, náuseas e vômitos, pode ser apendicite .
Quais são os sintomas de uma infecção intestinal
Os principais sintomas da infecção intestinal são vômitos, diarreia, cólicas e sensação de estufamento provocada pelo excesso de gases. Algumas pessoas também sentem tontura e mal-estar generalizado.
Como é a dor de uma apendicite
Um dos sintomas mais comuns no início da apendicite é a falta de apetite. Em seguida, a dor abdominal, especificamente no lado direito e na altura do umbigo, surge como o maior sinal de alerta. Esse é um incômodo que começa de forma leve e, no decorrer do dia, ganha intensidade.
Como saber se estou com apendicite ou gases
Sintomas de apendicite
- Mal-estar geral;
- Dor abdominal intensa no lado inferior direito;
- Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º);
- Náuseas ou vômitos;
- Prisão de ventre ou diarreia;
- Perda de apetite;
- Barriga inchada;
- Excesso de gases.
O que pode ser dor na barriga que não passa
A dor aguda na barriga pode ser relacionada com diversas causas como infecção, contrações musculares descoordenadas, inflamação, excesso de gases no intestino, úlceras, perfuração ou ruptura de órgãos da região abdominal2.
Como fazer o teste de apendicite
O exame físico (a palpação) indica as chances de apendicite. Se quando aperta a região dói, e quando solta dói mais ainda, as chances são bem grandes. Outros exames que ajudam são os de imagem, como ultrassom e tomografia. Apendicite pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum no adulto jovem e nos homens.
Como saber se a dor e no intestino
A cólica intestinal é uma dor entre leve e moderada e pode ter inúmeras causas: alimentação incorreta, baixa ingestão de fibras, infecções, doença ou problema no intestino³. De modo geral, tudo o que provoca gases, prisão de ventre ou diarreia pode causar esse tipo de incômodo³.