Como saber se estou com infecção urinária ou pedra nos rins?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Sinais e sintomas de pedras nos rins

  1. 1- Vontade de urinar frequentemente é um sintoma de pedras nos rins.
  2. 2- Dor na região lombar que irradia para o abdômen.
  3. 3- Ardência ao urinar.
  4. 4- Sangue na urina é um dos sinais de pedras nos rins.
  5. 5- Náuseas e vômitos.
  6. 6- Suspensão ou diminuição do fluxo urinário.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

Infecções dos rins, por exemplo, costumam causar febre alta e dor lombar. Já infecções da bexiga não cursam com febre, mas podem provocar intensa dor ao urinar. Neste texto falaremos especificamente sobre os sintomas das infecções do sistema urinário, sejam elas cistite, uretrite ou pielonefrite.

Os cálculos renais podem ser diagnosticados por exames de imagem, como raio-X de abdômen, ultrassonografia, tomografia computadorizada ou pela urografia excretora, um exame mais específico que possibilita o estudo radiológico dos rins, vias urinárias e bexiga.

Atenção: febre, dor nas costas, náusea, vômitos, perda de apetite e calafrios podem indicar que a infecção alcançou os rins. É preciso procurar o serviço médico com urgência nesses casos.

Sintomas de infecção urinária simples (cistite)

  1. Disúria, que é a ardência ou dor ao urinar, é o sintoma mais comum da cistite;
  2. Frequência urinária com baixo volume de urina;
  3. Sensação de pouco esvaziamento ou de peso na bexiga;
  4. Incontinência urinária;
  5. Sangue na urina;
  6. Urina com cheiro forte.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas.

Os sintomas da infecção nos rins podem ser desencadeados pelo acometimento de apenas um ou ambos os órgãos. A dor pélvica e nas costas é intensa. Em determinados casos, provoca até febre.

Se não diagnosticada e tratada, este quadro inicial, chamado de cistite, pode evoluir pela ascensão das bactérias pelo trato urinário até chegar aos rins. Nesta fase, a dor passa a ser em região lombar direita ou esquerda, dependendo do rim que está sendo acometido, ou mesmo dos dois lados.

Vaginite. Uretrite. Síndrome Inflamatória Pélvica. Nefrolitíase (pedra nos rins)

Como é a dor da pedra no rim? A dor se caracteriza por início súbito, intenso, localizada na região lombar e comumente irradiada para a região lateral do abdome. Pode vir acompanhada de náuseas e vômitos.

Cálculos no rim ou ureter podem causar dor lombar, geralmente na região entre as costelas e o quadril. A dor também pode atravessar o abdômen e descer entre as pernas. A dor é muito intensa e ela vem e vai.

Quando a infecção alcança o rim, o quadro é mais preocupante, podendo o paciente apresentar febre, calafrios, dor lombar, náuseas e vômitos.