Como começa uma crise renal?

Perguntado por: nrezende . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

De modo geral, começa por fazer-se notar na zona lombar, perto da região dos rins, no abdómen ou nos flancos, podendo irradiar mais tarde até à área inguinal (da virilha). Isto significa que, ao longo do tempo, pode alterar a sua localização.

A dor causada pela passagem do cálculo renal pode ser muito forte, como se fosse cólica ou aperto, e aguda, isto é, repentina e cíclica. Inicia-se nas costas, na região lombar, e irradia-se para a região lateral do abdome, pelve e para os grandes lábios vaginais na mulher ou para os testículos nos homens.

A principal causa da cólica de rim é o estilo de vida da atualidade, que inclui má alimentação e sedentarismo. Esses maus hábitos levam a doenças como obesidade, Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), que são fatores de risco para a cólica renal4.

O primeiro cuidado que se deve tomar no caso de lidar com uma crise de cólica renal é o de evitar movimentos bruscos. Por isso, o repouso é fundamental para aliviar a dor.

Conheça as características da dor no rim
A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura). Cólicas que irradiam do flanco para a bexiga podem sugerir obstrução da uretra e, consequentemente, a presença de cálculo renal.1 2.

A dor inicia-se subitamente e atinge seu pico de intensidade em mais ou menos 1 ou 2 horas. Após atingir seu ápice, a dor da cólica renal permanece assim por mais 1 a 4 horas, em média, deixando o paciente “enlouquecido” de dor. A dor começa a aliviar espontaneamente e ao longo de mais 2 horas tende a desaparecer.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Também chamado de acetaminofeno, o paracetamol é um dos principais medicamentos para dor para pacientes renais crônicos, pois possui propriedades analgésicas e antipiréticas. Quando utilizado corretamente, apresenta bons resultados para o tratamento de dores e não tem efeitos colaterais significativos.

Um simples infecção urinária pode levar a uma infecção generalizada (septicemia), caso não seja diagnosticada e tratada adequadamente. Já a cólica renal, se não tratada, pode acarretar até a perda da função de um rim.

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou em ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

Embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outros ultraprocessados são alimentos ricos em sódio e figuram entre os alimentos que prejudicam os nossos rins de forma mais severa.

Brócolis, dente-de-leão e maçã-verde

  • 3 folhas de dente-de-leão.
  • Meia maçã verde.
  • 2 talos de salsão.
  • Meio limão descascado.
  • 1 talo de brócolis.