Quais são as complicações da varíola do macaco?

Perguntado por: agaspar3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

De acordo com a pesquisa, poucas complicações neurológicas da varíola dos macacos foram descritas até o momento, sendo a dor de cabeça (ou cefaleia) uma manifestação comum da infecção. Distúrbios do humor, incluindo depressão e ansiedade, e dor crônica (neuropática) também são frequentes.

Se uma pessoa com varíola dos macacos desenvolvesse pneumonia ou uma infecção no sangue e morresse por causa disso, a varíola dos macacos ainda seria considerada a causa da morte, disse Gill, já que a doença iniciou a cadeia de eventos.

São comuns sinais como dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço e principalmente o aparecimento de inchaço de gânglios, que pode acontecer tanto no pescoço e na região axilar como na parte genital. Já a manifestação na pele ocorre entre um e três dias após os sintomas iniciais.

O quadro da varíola dos macacos, no geral, costuma ser leve e autolimitado, regredindo naturalmente em 3 semanas. Tem um período de incubação que pode variar de 5 a 21 dias. Os sintomas incluem: febre, dor no corpo, fadiga, cefaleia, linfadenopatia e erupção cutânea.

Calcula-se que somente no século XVIII, quando era endêmica na maior parte do mundo, a doença matou mais de 60 milhões de pessoas. A VARÍOLA ERA UMA DOENÇA AGUDA, causada por um vírus – o Poxvirus variolae. Ocorria sob duas formas, com comportamentos epidemiológicos distintos, mas manifestações clínicas semelhantes.

Esses nódulos e caroços vermelhos começam então a formar bolhas, cheias de um fluido esbranquiçado parecido com pus. Essas pústulas começam então a secar e formar cascas. Por fim, as cascas irão se curar e cair. "Por isso, ela pode ser confundida com a catapora", segundo Lewis.

Apesar de a doença transmitida pelo vírus Monkeypox ser considerada autolimitada, que geralmente apresenta cura espontânea, em alguns casos como o de gestantes, pode haver a necessidade de tratamento medicamentoso específico. Na maioria das vezes, só há indicação de uso de tratamento sintomático para febre e dor.

O Ministério da Saúde recebeu nesta semana os primeiros tratamentos contra a varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox. O antiviral Tecovirimat é indicado para pacientes com risco de desenvolvimento de formas graves da doença.

Erupção cutânea ou lesões de pele; Adenomegalia/Linfonodos inchados (ínguas);

Lesões da varíola dos macacos deixam cicatrizes? As lesões da varíola dos macacos podem deixar cicatrizes. Em alguns casos são cicatrizes hipocrômicas, ou seja, mais claras que a cor de pele original. Outras vezes, são cicatrizes com uma cor mais forte que a cor natural da pele.