Como é feita a cirurgia de retirada de cisto?

Perguntado por: dbittencourt9 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 18 votos

A cirurgia para retirada de cisto sebáceo é simples, pode ser feita em consultório com o uso de anestesia local e sutura. Recomenda-se procurar um médico especialista quando ocorre crescimento rápido, quando se rompe com liberação de material amarelado, torna-se inflamado ou doloroso e por questões estéticas.

O tempo de cirurgia para a retirada do cisto pode variar entre 1 ou 2 horas (média), costumam ser procedimento de baixa complexidade, porém depende do tipo de nódulo ou cisto e em qual estágio se encontra.

A cicatrização se dá em torno de 15 dias e não há ferida aberta para curativo. Porém, por exigir mais um profissional essa modalidade pode encarecer os custos finais. Além disso, ela deixa uma cicatriz lateral, no glúteo, por muitas vezes mais aparente do que a cicatrização por segunda intenção.

Geralmente, a cirurgia para cisto no ovário costuma ser indicada em casos mais graves, quando o tamanho do cisto é anormal ou quando há ruptura ou torção do cisto. Nesses casos, pode ser necessária a retirada do cisto ou até mesmo de todo o ovário.

A recuperação de cirurgia de cisto sebáceo leva em média de 7 a 10 dias, seguindo todas as recomendações do médico.

A cirurgia para retirada de cisto sebáceo é simples, pode ser feita em consultório com o uso de anestesia local e sutura.

São considerados cistos gigantes aqueles que possuem tamanho superior a 15cm e que são passíveis de complicações como rotura e torção.

Cisto folicular
Normalmente, não apresenta sintomas e não necessita de tratamento. Seu tamanho varia de 2,5 cm à 10 cm e geralmente diminui no período de 4 a 8 semanas, e não é considerado um tipo de câncer.

O paciente deve evitar permanecer muito tempo sentado e dar preferência a roupas íntimas de algodão. Esses cuidados ajudam a manter a região mais seca e arejada. Depois de qualquer cirurgia, é preciso manter uma alimentação rica e equilibrada, para favorecer a cicatrização da ferida e a recuperação global do organismo.

Já o cisto no ovário é geralmente um único cisto, com tamanho entre 3 e 8 centímetros, normalmente presente somente em 1 ovário. O ciclo menstrual nas mulheres com ovários policísticos é menor, ocorrendo a cada dois ou três meses.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.