Quem tem trombofilia pode ter AVC?
Quando os coágulos atingem os vasos do cérebro, há o risco de AVC, que pode ser fatal ou resultar em sequelas neurológicas. As mulheres ainda podem desenvolver trombose placentária.
O que pode acontecer com quem tem trombofilia
O que a trombofilia pode causar? Além dos sintomas e problemas obstétricos citados acima, a trombofilia, quando não acompanhada, pode levar a outros quadros de alto risco. A doença tende a causar obstrução de veias e artérias, provocando situações fatais, como acidente vascular cerebral (AVC) e embolia pulmonar.
Quem tem trombose pode ter AVC
Trombose venosa cerebral é a doença rara na qual ocorre formação de coágulos sanguíneos (trombos) no interior dos seios durais ou veias cerebrais. Esse coágulo pode levar a obstrução, impedindo que o sangue drene corretamente, podendo ocasionar hemorragia (AVC hemorrágico) ou infarto (AVC isquêmico) no local afetado.
O que uma pessoa com trombofilia deve evitar
Em alguns casos mais moderados, indica-se que a pessoa evite ficar muito tempo parada, seja em viagens ou em outras situações. É muito importante a pessoa portadora de trombofilia, mesmo sem a manifestação de trombose, acompanhar sua condição de saúde, principalmente durante a gravidez.
Quem tem tendência a AVC
IDADE E SEXO – Ainda que um AVC possa surgir em qualquer idade, inclusive entre crianças e recém-nascidos, a chance dele ocorrer cresce, à medida que avança a idade. Quanto mais velha uma pessoa, maior a chance de ela ter um AVC. Pessoas do sexo masculino e a raça negra exibem maior tendência ao desenvolvimento de AVC.
Qual é a trombofilia mais grave
A trombofilia hereditária é mais grave que a adquirida? Não. Na verdade, é o contrário: a síndrome antifosfolípide costuma ser mais agressiva do que os quadros ligados à genética.
Qual o pior tipo de trombofilia
Existe um tipo mais grave de trombofilia? Ao contrário do que muita gente pensa, a hereditária não é a pior trombofilia. A síndrome antifosfolípide costuma ser mais agressiva do que os quadros ligados à genética. O que pesa mais é o histórico pessoal e familiar da mulher.
É possível ter AVC tomando anticoagulante
A incidência de AVCh varia conforme características do paciente e da droga escolhida para anticoagulação. A varfarina, o anticoagulante oral mais antigo e estudado, aumento o risco de AVCh em 3 a 5 vezes quando em faixa terapêutica, e é responsável por 5% dos casos de AVCh nos EUA.
Quando a trombose vai para o cérebro
A trombose venosa cerebral acontece quando há a formação de um coágulo nos seios venosos ou nas veias cerebrais, obstruindo a passagem de sangue. Os seios venosos, por sua vez, são estruturas que comportam o sangue, armazenando-o antes de ele se ramificar pelas veias e retornar ao coração.
Quem tem trombose pode infartar
Estima-se que cerca de 180 mil novos casos de trombose venosa surgem no Brasil a cada ano, sendo que ela também pode causar embolia pulmonar. Trombose arterial - ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos podem ser consequências de tromboses arteriais.
Como é a vida de quem tem trombofilia
A trombofilia pode causar problemas como a trombose venosa profunda, a embolia pulmonar, a infertilidade feminina e complicações durante a gravidez, podendo, também, resultar em abortos de repetição.