Qual Exame de sangue detecta cisto no ovário?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

O exame CA-125 normalmente é feito a partir de uma pequena amostra de sangue retirada com seringa, como em qualquer outro teste sanguíneo.

O exame ginecológico por imagem mais utilizado para detectar cisto no ovário é a Ultrassonografia Pélvica Transvaginal (Ecografia). O procedimento pode detectar pequenos cistos ovarianos imperceptíveis ao exame físico clínico.

Exames de rastreamento
Os dois exames mais utilizados na pesquisa do câncer de ovário são o ultrassom transvaginal e o exame de sangue do marcador CA-125.

Em seu diagnóstico, utilizamos exames de sangue (marcadores tumorais), ultrassom com Doppler e ressonância nuclear magnética. A videolaparoscopia pode ser utilizada no diagnóstico e tratamento de todos os tipos de cistos mencionados, incluindo os tumores malignos do ovário.

CA-125 - exame avalia risco para câncer de ovário. O exame de CA-125 avalia a quantidade deste marcador tumoral no sangue. O antígeno CA-125 é uma proteína presente na maioria das células do câncer de ovário, e por isso é comumente usado durante e após o tratamento.

Para diagnosticar uma inflamação nos ovários, é fundamental consultar o ginecologista e fazer os exames de sangue indicados. O médico também pode pedir exames de ultrassonografia pélvica e videolaparoscopia para confirmar o diagnóstico.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença. Além disso, quando o exame é usado para avaliar o tratamento do câncer, a diminuição dos valores normalmente quer dizer que ele está tendo efeito.

Quais os sintomas mais comuns de inflamação nos ovários?

  1. dor na parte inferior do abdômen;
  2. febre constante;
  3. dor ao urinar ou durante o ato sexual;
  4. sangramento vaginal anormal;
  5. dificuldade para engravidar;
  6. enjoos e vomitos;
  7. mal-estar;
  8. corrimento.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Dor pélvica e dor lombar
Cistos no ovário podem ocasionar dores na região pélvica e lombar. Em geral, são dores leves, mas contínuas, as quais podem estar relacionadas a outras doenças também. Por isso, é fundamental fazer a consulta médica para descobrir a origem desses sintomas.

Sintomas e Sinais do Câncer de Ovário

  1. Aumento do volume abdominal / inchaço contínuo (não é o inchaço casual)
  2. Dificuldade de comer / sensação de plenitude.
  3. Dor abdominal ou pélvica.
  4. Necessidade urgente e frequente de urinar.

Antígeno Carcinoembrionário (CEA)
O CEA não é usado para diagnosticar ou detectar o câncer de intestino, mas é o marcador de tumor preferido para ajudar a prever o prognóstico em pacientes com câncer colorretal. Os valores normais variam de laboratório para laboratório, e os fumantes costumam ter níveis mais altos.

O antígeno de câncer 19-9 (CA 19-9) é uma proteína produzida por células de tumores. É utilizado para a detecção do câncer de pâncreas e outros tipos, como colorretal, pulmão e vesícula biliar.

Cisto folicular
Forma-se quando não há ovulação ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas. Trata-se normalmente de um cisto sem sintomas e que não demanda tratamento.

A presença de cistos no ovário não é fator de risco para o surgimento do câncer na região. O cisto é, em geral, benigno e não configura uma lesão pré-câncer.