Quem tem cisto não ovula?

Perguntado por: tevangelista . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Sua presença pode ser incômoda e causar desequilíbrios no organismo, exigindo a remoção por cirurgia. Uma possível consequência do cisto no ovário é a dificuldade na ovulação — liberação de óvulo do ovário —, necessária para o encontro com o espermatozoide e a possível e consequente gravidez.

É importante já quebrar esse mito de cara e responder a essa questão: sim, uma mulher com cisto no ovário pode engravidar.

Grande parte dos cistos está relacionada com as alterações hormonais menstruais e se resolvem por conta própria dentro de algumas semanas, sem qualquer tratamento. Porém, alguns cistos podem não ter relação com a ovulação, se desenvolvendo e crescendo com o passar do tempo, sem regredir, necessitando de tratamento.

Os cistos foliculares evoluem de um folículo para abrigar o óvulo e liberá-lo em direção às tubas uterinas. Portanto, se esse folículo não se romper para a liberação do óvulo, o mesmo continua acumulando líquidos e crescendo, formando um cisto. Na maioria dos casos, quando não há fertilização.

Esse problema feminino não causa infertilidade para o casal, mas pode gerar dificuldades para a gravidez devido a possíveis alterações hormonais, irregularidade ou ausência de menstruação e disfunções no processo ovulatório.

O cisto no ovário não causa infertilidade, porém a mulher pode apresentar dificuldades de engravidar em razão das alterações hormonais que podem causar a formação do cisto. Com acompanhamento médico e tratamento adequado, ele tende a diminuir ou desaparecer, facilitando a fecundação.

Afinal, quem tem cisto no ovário pode engravidar? Na maior parte das vezes, sim, pois a maioria são cistos benignos. Alguns podem interferir na fertilidade da mulher, como cisto de endometriose ou cistos grandes, que podem distorcer a anatomia pélvica, principalmente as tubas uterinas, dificultando a gestação.

Cistos de corpo lúteo
São aqueles que ocorrem após a ovulação e produzem progesterona, um hormônio que prepara o útero para receber o embrião. Geralmente são assintomáticos, a não ser quando maiores que 5 cm, quando, por causa de seu volume, podem causar dor no baixo ventre.

A partir da data aproximada do período fértil, fica mais fácil observar os sintomas. Aumento de cerca de 0,5° C na temperatura basal. Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum.

Quando um cisto de ovário se rompe, em geral a mulher pode sentir uma dor aguda, repentina, de intensidade variável, devido ao extravasamento do líquido na cavidade abdominal”, descreve Hiromi. “A dor normalmente localiza-se na pelve. Além disso, pode ser mais intensa no lado em que o cisto se rompeu.”