Porque cisto no ovário engorda?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Cisto no Ovário engorda? O que acontece é que o cisto no ovário pode provocar aumento do volume abdominal, quando muito grande, o que dá a sensação de ganho de peso. As alterações hormonais causadas pelo cisto também podem facilitar o ganho de peso.

O problema também costuma dificultar o emagrecimento. Tudo acontece porque alterações hormonais favorecem o acúmulo de gordura, e também a obesidade. Além disso, essas alterações podem provocar a queda de cabelos, acne, seborreia e aumento dos pelos corporais.

Devido à desregulação hormonal gerada, a presença de cisto no ovário favorece a acne, a menstruação irregular e até a obesidade e a infertilidade. Além disso, a região em que ele fica apresenta sintomas como dor, ruptura e sangramento, como será detalhado adiante.

Do ponto de vista metabólico, a obesidade constitui um dos achados mais frequentemente associados à SOP, ao lado da resistência à insulina. Até 60% dessas pacientes apresentam algum grau de obesidade, taxa muito superior à da população geral. Sabe-se também que a condição piora todos os aspectos da SOP.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

– Cisto no Ovário engorda? O que acontece é que o cisto no ovário pode provocar aumento do volume abdominal, quando muito grande, o que dá a sensação de ganho de peso. As alterações hormonais causadas pelo cisto também podem facilitar o ganho de peso.

Sensação frequente de barriga inchada; Menstruação irregular; Dor constante nas costas ou flancos; Desconforto ou dor durante o contato íntimo.

Alimentos processados, ultra processados e industrializados devem ser evitados ao máximo, bem como os adoçantes, que ativam a insulina e podem provocar maior compulsão por doces. Evite todas as formas de açúcar e alimentos que o contenham.

Grande parte é benigna, ou seja, não se desenvolvem para um câncer. No entanto, quando um cisto aumenta de volume, pode causar desconforto, dor e complicações como o rompimento de um vaso sanguíneo. Nestes casos, o cisto no ovário necessita de diagnóstico e tratamento adequado.

Os analgésicos mais usados para alívio da dor são paracetamol e dipirona. Nos casos em que a inflamação é crônica ou muito grave, acometendo as tubas, é necessário administrar medicamentos por via venosa. Em casos ainda mais extremos, pode ser preciso realizar uma cirurgia para retirar os ovários.

O acúmulo de gordura no abdômen é uma queixa comum entre pacientes com a síndrome do ovário policístico.

Sua presença é notada com maior facilidade pela mulher quando as lesões são maiores, fazendo com que os ovários aumentem de tamanho. Isso pode ocorrer em certos períodos do ciclo menstrual, fazendo a barriga inchar.

Cisto folicular
Forma-se quando não há ovulação ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas. Trata-se normalmente de um cisto sem sintomas e que não demanda tratamento.

A grande maioria regride espontaneamente, sendo necessária cirurgia apenas em determinados casos. Em casos de ruptura do cisto, dor aguda ou persistência (por mais de 6 semanas) em cistos maiores que 5cm, pode ser necessária uma cirurgia.