O termo, que é uma junção dos radicais gregos homeo (o mesmo) e stasis (ficar), foi criado por Walter Canon, em 1929, e foi inspirado na ideia de meio interno fixo proposta por Claude Bernard.
... Ler maisSaúde
Quem retira o útero ainda menstrua
Com a retirada do útero, você não vai mais menstruar. Mas se os seus ovários estão intactos, você ainda irá ovular. Por isso, ainda pode ter cólicas parecidas com as da menstruação. No caso de os ovários também terem sido removidos na cirurgia, existem outros desafios pela frente.
... Ler maisQual o risco da cirurgia de retirada do útero
O principal risco da cirurgia para retirada do útero é o sangramento. Além disso, como todo procedimento cirúrgico, há o risco de infecção. No caso da histerectomia, podem ocorrer infecções na pele (cicatriz), no abdome, ou na cúpula vaginal (fundo da vagina).
... Ler maisComo é o útero por dentro
O útero é um órgão, em formato de pera, que possui paredes espessas e faz parte do sistema reprodutor feminino. Esse órgão apresenta como sua principal função servir de local para o desenvolvimento do bebê e está localizado na parte anterior da cavidade pélvica, mais precisamente em frente ao reto e acima da bexiga.
... Ler maisPor que o útero aumenta de tamanho
As principais causas de aumento uterino são: a presença de adenomiose, miomas e tumores. No entanto, é importante saber que devido às condições normais, o tamanho do útero pode variar ao longo da vida da mulher.
... Ler maisComo é o corte da cirurgia de histerectomia
Histerectomia abdominal total: o abdômen é cortado, similar a cesariana. Histerectomia vaginal: o corte é feito na vagina. Histerectomia laparoscópica: são feitos cortes no umbigo ou na vagina.
... Ler maisQuem faz histerectomia total corre o risco da bexiga cair
Mulheres que fizeram a histerectomia (retirada total ou parcial do útero) são mais suscetíveis a ter incontinência urinária? A incontinência urinária feminina é determinada por diversos fatores e a retirada (parcial ou total) do útero é um dos fatores de predisposição para a incontinência urinária na mulher.
... Ler maisQuantas horas de cirurgia para retirada do útero
A histerectomia demora cerca de uma a três horas, mas o tempo de cirurgia depende sempre do tamanho do útero, do estado físico da doente, de outras patologias prévias concomitantes e da possível necessidade de terem de ser removidos outros órgãos.
... Ler maisO que causa o câncer do colo do útero
O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Também há evidências científicas que relacionam o HPV com cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.
... Ler maisComo identificar o câncer no colo do útero
Em fases mais avançadas, os sintomas do câncer de colo de útero que podem estar presentes no corpo da mulher, são:
- corrimento;
- sangramento entre períodos de menstruação;
- sangramento e dor após as relações sexuais;
- dores ao urinar;
- urgência para urinar;
- sangramento intestinal;
- constipação intestinal.
Porque a temperatura do corpo fica abaixo de 36
A principal e única causa da hipotermia é a longa exposição ao frio intenso. Ou seja, quando o ser humano se encontra em um ambiente com temperaturas muito baixas. Este estado acontece porque o corpo humano libera mais calor do que consegue reter, resultando na diminuição da temperatura corporal.
... Ler maisQual o grau de febre é perigoso
Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.
... Ler maisQual a importância da hipotermia para o nosso organismo
A hipotermia reduz a atividade metabólica na medida em que os estoques de energia disponíveis nos vários órgãos mantêm a viabilidade celular durante todo o período isquêmico da parada circulatória e, assim, permitem que estrutura e função normais retornem após a reperfusão.
... Ler maisQual axila é melhor para medir a temperatura
Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!
... Ler maisÉ normal a temperatura do corpo baixar à noite
Durante o sono nosso corpo entra em repouso e exige menos gasto de energia. Isso faz com que a circulação sanguínea diminua e, consequentemente, a temperatura corporal também. Segundo estudos, a temperatura do nosso corpo diminui 1° durante o sono.
... Ler maisÉ normal ter 33 graus de temperatura
Qual é a temperatura corporal normal? A temperatura corporal normal para o ser humano varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Quando esse valor cai de forma repentina, atingindo um nível abaixo de 35ºC, é considerado que o corpo entrou em estado de hipotermia.
... Ler maisO que é hipotermia maligna
A hipertermia maligna (HM) é uma desordem farmacogenética rara, porém grave, de herança autossômica dominante, latente, que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos quando em contato com alguns agentes usados em anestesia geral, principalmente halogenados e succinilcolina.
... Ler maisQuais os sinais de hipertermia maligna
O primeiro sinal é rigidez muscular, especialmente no maxilar, seguido de taquicardia, outras arritimias, taquipneia, acidose, choque e hipertermia. Hipercapnia [detectada pelo aumento no dióxido de carbono (CO2) ao final da expiração] pode ser um sinal precoce.
... Ler maisQual é a diferença entre febre e hipertermia
A febre é, geralmente, um mecanismo de resposta a agressões, como a ação de agentes infecciosos, enquanto a hipertermia é desencadeada por outros fatores, como altas temperaturas no ambiente, não estando, normalmente, ligada a processos infecciosos.
... Ler maisQuem tem anemia sente muito frio
A sensibilidade ao frio está ligada a uma série de fatores, dentre eles, os que podem ocasionar o aparecimento do sintoma são: Aterosclerose. Anemia. Anorexia.
... Ler mais