Saúde

O que pode causar a perda dos movimentos das pernas

Além do sistema nervoso, doenças musculares também podem levar à paralisia muscular. Algumas das principais que são ligadas ao surgimento dessa doença são as seguintes: Distrofia muscular; Miopatia (seja ela associada ao álcool, congênita ou que tenha sido induzida por drogas);

... Ler mais

Quem pode tomar a gotinha da poliomielite

A vacina contra Poliomielite é recomendada para crianças até 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias. Usuário deverá apresentar sua documentação.

... Ler mais

Quais são as sequelas da poliomielite

Assim, as principais sequelas da poliomielite são: Problemas e dores nas articulações. Pé torto, conhecido como pé equino, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão. Crescimento diferente das pernas, o que faz com que a pessoa manque e incline-se para um lado, causando escoliose.

... Ler mais

Quando foi registrado o último caso de poliomielite no Brasil

Há 34 anos, em 19 de março de 1989, o Brasil confirmava o último caso de poliomielite em território nacional, antes mesmo do último registro no continente americano. A conquista foi possível graças às ações de vacinação em larga escala, que conferiram aos brasileiros a certificação de eliminação da doença.

... Ler mais

Para que serve a vacina da poliomielite

O que é? A vacina contra a Poliomielite é indicada para prevenir a Poliomielite (paralisia infantil). Esquema de vacinação em duas gotas, exclusivamente oral. Na rotina, a vacina está disponível para crianças até 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias.

... Ler mais

Qual é a vacina contra a paralisia infantil

Aos 15 meses e aos 4 anos, mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

... Ler mais

Qual é a reação da vacina da poliomielite

Quais são as possíveis reações adversas das vacinas contra a poliomielite? Compartilhar: Geralmente, as reações adversas são passageiras e desaparecem em 24 a 48 horas. Alguns efeitos são dor ou vermelhidão no local da injeção, febre moderada, dor de cabeça ou dor pelo corpo.

... Ler mais

Como saber se as vacinas estão em dia

Por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão (Android ou iOS) ou da versão web, o cidadão consegue acompanhar se o registro da vacina foi inserido no sistema de informação.

... Ler mais

Quem tem taquicardia pode fazer caminhada

Se a arritmia for de baixo risco, a prática das atividades podem ser realizadas sem restrições. Pessoas com arritmia de riscos um pouco maior necessitam de recomendação médica para realizar as atividades mais leves, como caminhada com duração de 20 a 40 minutos que pode ser feita três ou quatro vezes por semana.

... Ler mais

Qual a média de batimentos cardíacos por idade

De 8 até 17 anos: 80 a 100 bpm. Mulheres de 18 a 65 anos: 73 a 78 bpm. Homens de 18 a 65 anos: 70 a 76 bpm. Idosos: mais de 65 anos 50 a 6 bpm.

... Ler mais

Qual exame para saber se tem arritmia cardíaca

Eletrocardiograma. O eletrocardiograma (ou ECG) é feito para avaliar a existência de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio ou bloqueios do sistema de condução cardíaco. Geralmente, é um exame realizado como diagnóstico inicial do paciente, pois costuma apresentar a condição cardíaca do(a) paciente em repouso.

... Ler mais

Quais são os tipos de taquicardia

Existem diferentes tipos de taquicardia, que estão relacionados diretamente ao local do coração onde o problema no ritmo acontece. Entre eles, é possível destacar taquicardia atrial, taquicardia ventricular, taquicardia sinusal e taquicardia supraventricular.

... Ler mais

Quanto tempo antes do infarto os sintomas aparecem

Marcelo Cantarelli — Normalmente, entre uma ou até duas semanas antes do evento a pessoa apresenta alguns sintomas nos quais não presta muita atenção, pois são passageiros, como uma leve angina. É muito comum indivíduos sentirem dor no estômago, sensação de enjoo e mal-estar antes do infarto.

... Ler mais

Qual o medicamento para controlar a taquicardia

Atualmente os fármacos com eficácia e perfil de segurança mais utilizados para tratamento de taquicardia ventricular em pacientes com cardiopatia estrutural são os betabloqueadores, amiodarona e sotalol.

... Ler mais

Qual é o chá para acalmar o coração

camomila

Feito de uma flor que se assemelha muito à margarida, o chá de camomila é o queridinho quando se fala em bebida para relaxar. Suas propriedades calmantes ajudam a promover o bem-estar e a reduzir o estresse e a ansiedade, fatores que contribuem para a aceleração do coração.

... Ler mais

Como é a dor de ansiedade

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

... Ler mais

Qual médico diagnostica TAG

O diagnóstico do TAG pode ser feito somente com o médico psiquiatra. No entanto, o profissional da saúde realiza a avaliação do histórico médico do paciente para encontrar possíveis soluções para a crise de ansiedade generalizada.

... Ler mais

Como acalmar TAG

Tratamento. O tratamento do TAG inclui o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, sob orientação médica, e a terapia comportamental cognitiva.

... Ler mais

Como diferenciar TAG de depressão

- Enquanto os transtornos de ansiedade se caracterizam por uma preocupação constante e patológica com ou sem foco definido, a depressão se caracteriza por tristeza intensa e constante, desinteresse em atividades que a pessoa costumava gostar, sensação de incapacidade e desesperança - diferencia a psiquiatra Ilana ...

... Ler mais

Quem tem transtorno de ansiedade pode tomar café

É recomendável não consumir a bebida ou consumi-la em pequenas dosagens caso você sofra com ataques de pânico, ou crises de ansiedade. A cafeína aumenta a nossa adrenalina, o que pode nos impulsionar a tais situações.

... Ler mais