Saúde

Como é a tosse de quem tem bronquite

Bronquite aguda: tipo de infecção temporária dos brônquios, que geralmente deriva de uma gripe, e tem durabilidade de uma a duas semanas. A tosse é mais seca e irritativa.

... Ler mais

Como é a tosse causada por refluxo

Quando o refluxo atinge a laringe, faringe, árvore traqueobrônquica e pulmões, os sintomas podem ser tosse seca ou com secreção, rouquidão, dor no tórax que pode parecer infarto, pigarro e sensação de irritação freqüente na garganta. Menos comumente pode ocorrer asma e pneumonias.

... Ler mais

Quem tem rinite tem tosse

Os sintomas clássicos da rinite alérgica são: espirros em salva; coriza abundante e clara; coceira (em nariz, olhos, ouvidos, gar- ganta) e obstrução nasal. A tosse pode acompanhar a rinite nos casos de gotejamento de secreção pós-nasal e sinusite associ- ada, sendo, em geral, seca e com piora noturna acentuada.

... Ler mais

Onde colocar pano para baixar a febre

Elas podem ser colocadas na panturrilha, na testa, atrás dos joelhos, na planta dos pés e na barriga. As compressas de água fria ajudam a reduzir a temperatura corporal. Com relação à temperatura da água, a de uma torneira já basta.

... Ler mais

O que fazer se a febre não passar com dipirona

“Se a febre não melhora com antitérmicos ou há outros sinais de alarme, é necessário buscar atendimento”, pontua.

... Ler mais

Quando a pessoa está com febre pode tomar banho

Embora um banho frio para febre possa parecer uma boa ideia, ao resfriar a pele e induzir tremores, a água fria pode aumentar a temperatura corporal central, que é justamente o oposto do que se pretende. Com isso, um banho quente com febre também não é aconselhável! O ideal, então, é tomar um banho morno.

... Ler mais

Como começa uma convulsão por febre

No caso das convulsões febris, em algumas crianças o surgimento de febre provoca uma alteração momentânea cerebral que provoca a crise convulsiva. Observa-se que não necessariamente ocorre com altas temperaturas corporais, como o senso comum indica, e sim quando a temperatura corporal varia muito rapidamente.

... Ler mais

Como evitar a convulsão febril

Basta afastar objetos (para evitar que a criança se machuque). É importante tratar a causa da febre, que leva à convulsão, e investigar se a criança tem uma doença relacionada. Nunca dê por conta própria medicamentos para baixar a temperatura ou anticonvulsionantes. As convulsões febris tendem a cessar espontaneamente.

... Ler mais

Como saber se meu filho vai convulsionar

Quando bebês mais velhos ou crianças pequenas têm convulsões, eles costumam ter os sintomas característicos, como tremores ou movimentos súbitos de uma parte ou de todo o corpo, mas os recém-nascidos podem apenas estalar os lábios, mastigar involuntariamente ou perder todo o tônus muscular periodicamente.

... Ler mais

Qual axila é melhor para medir a temperatura

Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!

... Ler mais

Qual foi a febre mais alta já registrada

A temperatura mais alta já registrada na Terra foi de 56,7°C, em julho de 1913, no Vale da Morte, no meio do deserto do Mojave, na Califórnia (EUA). Parece estranho que esse recorde de 109 anos ainda não tenha sido quebrado, e, de fato, essa marca tem suas controvérsias.

... Ler mais

O que acontece se não medicar a febre

Se eu não medicar ela vai subir sem parar?”. A resposta é simples: A temperatura sobe até o valor necessário para o organismo reagir à infecção e então estaciona, ou seja, a temperatura não sobe indefinidamente como muitos pais tem medo.

... Ler mais

Qual a diferença entre o sangue positivo e negativo

Um indivíduo que possui sangue tipo A+ é alguém que possui antígeno A e antígeno D. Já uma pessoa com sangue tipo A- é alguém que possui o antígeno A, mas não possui o antígeno D. Esse é o fator Rh, ou seja, quem possui essa proteína é positivo e quem não possui é negativo.

... Ler mais

É possível o filho ter o tipo sanguíneo diferente dos pais

Adiantamos que a resposta é sim, mas, para isso, é preciso ir por etapas. Através da tabela do Sistema ABO, é possível observar que, quando os dois pais são A, o filho deve ser O ou A. Em seguida, deve-se checar a possibilidade na tabela de Fator Rh.

... Ler mais

Quanto ganha um doador de sangue

Doar sangue é um gesto voluntário. Qualquer forma de pagamento ou recompensa por esse ato é proibida por lei.

... Ler mais

Quem é doador de sangue paga meia

O Projeto de Lei 462/23 prevê a concessão do benefício de meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos para doadores regulares de sangue ou de medula óssea.

... Ler mais

É normal sentir fraqueza depois de doar sangue

MCP: Após uma doação, o sangue tende a voltar ao normal rapidamente e, portanto, não há fraqueza. O volume de sangue coletado é baseado no peso e na altura do doador. Além disso, o organismo repõe todo o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

... Ler mais

É seguro doar sangue

Sim, doar sangue é totalmente seguro. Não há nenhum risco de contaminação durante a doação de sangue, pois todos os materiais utilizados para doação de sangue são descartáveis e de uso único.

... Ler mais

Pode comer banana antes de doar sangue

As fontes de carboidratos podem incluir pão integral, tapioca e frutas como banana e mamão. Para as proteínas, aposte nas consideradas “magras”: ovos mexidos, queijos pouco gordurosos e iogurte são ótimas opções.

... Ler mais

De quem o+ pode receber sangue

Quem tem este sangue pode doar para todos os outros tipos sanguíneos, enquanto o AB+ recebe de todos os tipos. Além disso, o tipo O+ é compatível para doação com o subgrupo Rh positivo, o que inclui O+, A+, B+ e AB+. Já o O- só recebe doações de O-, porém, em situações emergenciais, é possível substituir pelo tipo O+.

... Ler mais