Como é a tosse de quem tem bronquite?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Bronquite aguda: tipo de infecção temporária dos brônquios, que geralmente deriva de uma gripe, e tem durabilidade de uma a duas semanas. A tosse é mais seca e irritativa. Mas, o quadro pode evoluir para uma bronquite crônica.

É uma infecção temporária dos brônquios, que geralmente dura até 15 dias. Este tipo de bronquite pode ser causado pelo agravamento de uma gripe ou um resfriado que não foi tratado de forma correta. Além disso, pode se iniciar por conta do contato com microrganismos como ácaros, vírus e bactérias.

Um dos focos do tratamento da bronquite consiste na realização de boas inalações. Além de hidratarem as vias respiratórias e melhorar os sintomas, elas ajudam com a expectoração do muco formado nos brônquios. A inalação padrão, com soro fisiológico, pode ser utilizada para aliviar os sintomas.

O asmático tem tosse freqüente, prolongada, geralmente durante a noite, nem sempre com catarro; chiado, cansaço, opressão no peito com dificuldade para respirar. Esses sintomas podem aparecer juntos ou ocorrer isoladamente.

A bronquite é uma inflamação dos brônquios (canais que levam o ar até os pulmões), cujos principais sintomas são tosse, sibilância (chiado no peito) e excesso de muco (broncoconstrição).

Diagnóstico de bronquite aguda
se ouvirem congestão nos pulmões, ou se as pessoas tiverem febre alta ou prolongada ou falta de ar. Os médicos raramente fazem testes para descobrir a causa da bronquite aguda, e exames de sangue não são úteis.

O diagnóstico da bronquite leva em conta os sinais e sintomas, o histórico do paciente e o exame clínico. O exame mais recomendado é a espirometria, procedimento que avalia o sopro do paciente para investigar doenças respiratórias e a capacidade das funções pulmonares.

A bronquite não tratada pode se agravar e evoluir para a pneumonia, em virtude da infecção se espalhar para outras regiões das vias respiratórias, principalmente, os pulmões. Assim, o órgão começa a acumular muito muco e dificulta a respiração, gerando febre alta, calafrios e, até mesmo, levando à morte.

Não fumar é a principal forma de combate à bronquite crônica
O paciente também deve abandonar o tabagismo e buscar distância de substâncias que podem agravar os sintomas, como pólen, ácaros, poeira e poluição. Repouso, alimentação saudável e hidratação adequada também são importantes no tratamento.

Logo, alimentos que devem ser evitados durante as crises de bronquite são aqueles menos nutritivos, que não fornecem nutriente algum, muito menos aqueles mais úteis para o tratamento, como: Refrigerantes. Bebidas alcoólicas. Alimentos ultraprocessados.

Para evitar a bronquite, é importante:

  • lavar bem as mãos;
  • ingerir bastante líquido;
  • evitar locais onde haja pessoas fumando;
  • eliminar possíveis causas de alergia respiratória;
  • utilizar máscara em caso de contato com pessoas com gripe, resfriados ou qualquer outra doença transmitida pelas vias respiratórias.

A rinite e as reações alérgicas são caracterizadas, principalmente, por coriza, espirro e entupimento nasal. A asma, por sua vez, apresenta falta de ar, chiado no peito e tosse seca.

Dificuldade na respiração
Dificuldades na respiração e falta de ar são, sem sombra de dúvidas, alguns dos principais sintomas e desconfortos que a criança apresenta com esse quadro. Tudo isso pela obstrução dos brônquios, responsáveis pelo transporte de oxigênio aos pulmões.