Pode comer banana antes de doar sangue?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.3 / 5 20 votos

As fontes de carboidratos podem incluir pão integral, tapioca e frutas como banana e mamão. Para as proteínas, aposte nas consideradas “magras”: ovos mexidos, queijos pouco gordurosos e iogurte são ótimas opções.

O consumo de vitamina C, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo, também é recomendado, e frutas cítricas são uma ótima pedida.

Alimentação Recomendável Antes da Doação de Sangue
Tomar café da manhã normalmente, fazendo uso de sucos, café, chá, pão, leite (preferencialmente leite desnatado ou de soja) e frutas (menos abacate e jaca); Evitar alimentos gordurosos, como: frituras, salgadinhos, manteiga, ovos e outros.

Pelo menos três horas antes da doação, evite alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga…), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, etc. Se preferir doar depois do almoço, aguarde duas horas após ter se alimentado.

Alimentação: Não esqueça: você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue.

Frutas cítricas e vermelhas
As frutas cítricas, vermelhas e silvestres contêm vitamina C e flavonoides, que fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos e reduzem a fragilidade e o extravasamento de sangue nos vasos. Morangos, mirtilos, amoras e framboesas são boas opções.

As fontes de carboidratos podem incluir pão integral, tapioca e frutas como banana e mamão. Para as proteínas, aposte nas consideradas “magras”: ovos mexidos, queijos pouco gordurosos e iogurte são ótimas opções. Acrescente algumas nuts ou uma fatia de abacate para garantir as gorduras boas necessárias.

O mais recomendado é evitar fumar e tomar bebidas alcoólicas, refrigerantes e chás, porque eles podem provocar alterações nos componentes do sangue. Além dos cuidados com a alimentação, também é orientado a suspensão de atividades físicas durante um determinado período para alguns exames.

A resposta talvez te surpreenda: não. Até alguns anos atrás, o jejum antes da coleta de sangue era indicado para a maioria dos exames, mas isso mudou. Com os avanços técnicos, hoje a maioria dos exames laboratoriais pode ser coletado de forma mais confortável, sem jejum.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

Antes da doação você deverá passar por um processo de triagem que consiste em alguns exames e uma entrevista. Se você estiver com algum problema de saúde ou apresentando sintomas como perda de peso, manchas na pele, caroços pelo corpo ou ínguas, feridas na boca, diarréia ou febre, não doe sangue e procure um médico.

Qualquer alimento, com exceção da água, ao ser ingerido, interferem no resultado dos exames porque modificam algumas dosagens bioquímicas. Por isso, nem mesmo um chá sem açúcar pode ser ingerido durante o período do jejum.

Horário de atendimento do Hemocentro:
De segunda a sexta das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 15h.

Não engorda nem emagrece. Esse é outro mito.