O que acontece se não medicar a febre?

Perguntado por: igodinho3 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Se eu não medicar ela vai subir sem parar?”. A resposta é simples: A temperatura sobe até o valor necessário para o organismo reagir à infecção e então estaciona, ou seja, a temperatura não sobe indefinidamente como muitos pais tem medo.

Ela tende a desaparecer sozinha, sem a necessidade de medicação. Quais são os sinais clássicos da febre? A criança febril fica com o rosto vermelho, o coração acelerado, respira mais rápido que o normal, sente frio e fica abatida. As mãos e os pés ficam frios e algumas podem ter dores de cabeça e musculares.

Febres contínuas mais graves e que elevem a temperatura do organismo de forma demasiada podem provocar desidratação, alucinações e convulsões, com sintomas como tremedeira de membros e perda de consciência. Novamente, determinar a causa da febre é a principal forma de combatê-la.

A temperatura corporal normal é de até 37 ° C. A febre é definida como superior a 37 ° C, mas para a finalidade de se medicar, consideramos 38°C.

Em caso de febre alta, ou que persiste por mais de dois dias, é necessário buscar ajuda médica o mais rápido possível. Pessoas com condições que prejudicam as defesas do corpo precisam de uma atenção maior.

A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção. Para identificar se um indivíduo está com febre, deve-se utilizar o termômetro e seguir adequadamente as recomendações do fabricante, estando atento, por exemplo, ao tempo necessário para que a medição esteja concluída.

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Mito. A febre é um mecanismo de defesa do corpo e por isso algumas pessoas acreditam que tomar medidas para baixar a temperatura pode atrapalhar a resposta imune do organismo, o que não é verdade. Se a pessoa com febre está se sentindo mal, é importante tomar medidas para reduzir a temperatura e o desconforto.

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

Convulsões febris são convulsões desencadeadas por uma febre de, pelo menos, 38 ºC. A maioria das convulsões febris são inofensivas e causadas por febre devido a uma infecção leve. Menos frequentemente, uma convulsão febril pode ser o primeiro sinal de um distúrbio neurológico ainda não reconhecido.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Pode tomar antitérmico se a febre é mais baixa do que 38 graus? Pode, se a criança ou o adulto está muito indisposto. Mas tem gente que com febre baixa, menor do que 38 graus, não costuma se sentir mal e, por isso, não precisaria tomar nenhum medicamento. A febre, afinal, é uma reação de defesa normal do corpo humano.

Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.

Mas toda febre merece atenção, em especial, quando ela varia dos 39,4º e 41,1º a situação é bastante grave. Pode causar irritabilidade, alucinação e até mesmo convulsão.