Como evitar a convulsão febril?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

A prevenção de novos episódios compreende o tratamento medicamentoso da febre e outras medidas antipiréticas, para diminuir a temperatura elevada do corpo. Em alguns casos de recorrência frequente, medicações que controlam crises convulsivas podem ser necessárias.

As convulsões febris tendem a cessar espontaneamente. Se elas não pararem de forma natural, procure um médico. Só ele pode receitar medicações que ajudam a interromper a crise. Dica para os pais ou responsáveis: a maioria das crianças não precisa ir a um pronto-socorro no momento da crise.

É possível impedir uma crise?

  1. Evite o consumo de álcool. Beber esporadicamente e em pequenas doses não costuma afetar radicalmente a vida das pessoas com epilepsia, desde que estejam corretamente medicadas. ...
  2. Evite baladas ou festas com luzes piscantes. ...
  3. Evite ficar estressado.

Algumas crises convulsivas podem acontecer durante o sono.

Apesar do que se aparenta, este tipo de crise é muito benigno, e a maioria absoluta dos pacientes acometidos não terá nenhuma lesão cerebral, retardo de desenvolvimento, inteligência ou dificuldades de aprendizado. Também é importante dizer: não significa que a criança que tem crises convulsivas febris terá epilepsia.

Uma das formas de como baixar a febre de criança é administrando antitérmicos, também conhecidos como antipiréticos. O médico irá determinar o que usar e a dose de acordo com a idade e o peso da criança. Nos casos de gripes e resfriados, é possível receitar xarope.

Convulsões febris são convulsões desencadeadas por uma febre de, pelo menos, 38 ºC. A maioria das convulsões febris são inofensivas e causadas por febre devido a uma infecção leve. Menos frequentemente, uma convulsão febril pode ser o primeiro sinal de um distúrbio neurológico ainda não reconhecido.

Quando bebês mais velhos ou crianças pequenas têm convulsões, eles costumam ter os sintomas característicos, como tremores ou movimentos súbitos de uma parte ou de todo o corpo, mas os recém-nascidos podem apenas estalar os lábios, mastigar involuntariamente ou perder todo o tônus muscular periodicamente.

Caso você presencie uma crise convulsiva em público, também é importante ficar atento à duração do episódio; se este durar mais de 5 minutos, encaminhe a pessoa a uma emergência ou chame uma ambulância imediatamente.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

Uma das primeiras medidas para esses casos é a hidratação. Se após 30 minutos, a febre persistir, pode-se dar um antitérmico (paracetamol ou dipirona) e observar.