Qual a diferença entre o sangue positivo e negativo?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Um indivíduo que possui sangue tipo A+ é alguém que possui antígeno A e antígeno D. Já uma pessoa com sangue tipo A- é alguém que possui o antígeno A, mas não possui o antígeno D. Esse é o fator Rh, ou seja, quem possui essa proteína é positivo e quem não possui é negativo.

O sangue O Negativo é conhecido como universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo de sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais pois é o sangue que salva em situações de emergência. O tipo O positivo é o sangue mais utilizado no Brasil.

Doadores do tipo O negativo são chamados de “universais”, pois podem doar sangue para pessoas de qualquer grupo sanguíneo. Um estoque adequado de O negativo é essencial para situações de urgência, quando não há tempo para comprovar o tipo sanguíneo do paciente.

Rh positivo é muito mais comum do que Rh negativo, embora haja alguma variação entre diferentes populações. O sangue tipo O negativo não possui nenhum dos antígenos mencionados aqui, portanto, não desencadeará uma resposta imune em quem for administrado e é considerado um tipo de sangue universal.

O que é o fator Rh? O fator Rh é uma proteína que pode ser encontrada na superfície das células vermelhas do sangue. Assim, se suas células sanguíneas contêm essa proteína, você é Rh positivo. Porém, se suas células sanguíneas não contêm essa proteína, você é Rh negativo.

E sim, como você diz em sua pergunta, Rh- é mais raro que Rh +, e isso se deve a uma questão genética. Certamente você sabe que existem genes recessivos e genes dominantes. O gene que determina Rh+ é dominante e o gene que determina o Rh- é recessivo.

Quanto à distribuição da população pela sua classificação sanguínea, é verdade que o O- não é muito frequente, mas não é o grupo mais raro. Na Espanha, por exemplo, estima-se que 8% da população seja O- (no Brasil, 9%), e muito menos pessoas têm sangue B ou AB tanto com o fator Rh + como com o fator Rh-.

Os tipos sanguíneos mais críticos são o O+, O- e A- (veja a tabela abaixo). O único tipo sanguíneo com estoque seguro é o B+.

sangue dourado

Considerado o tipo sanguíneo mais raro do mundo, estima-se que o RH nulo ou, como é conhecido, sangue dourado, acomete menos de 50 pessoas em todo o mundo. No Brasil, há conhecimento de pelo menos dois casos, segundo dados do Ministério da Saúde.

Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.