Saúde

Por que as pessoas melhoram antes da morte

“Sobre o fenômeno da melhora repentina do quadro e o paciente morrer depois, não tem nada comprovado, nada de certeza. Nós temos alguns indícios em estudos que indicam ser a liberação massiva de neurotransmissores, de hormônios do corpo tentando dar aquele último suspiro.

... Ler mais

Como o espiritismo considera a morte

No Espiritismo de KARDEC, esse talvez seja um dos pilares principais que sustentam a sua doutrina: a de que a morte não é o fim. A morte se torna um acontecimento futuro inevitável a partir do nascimento ou, como se diz no provérbio: “Para morrer, basta estar vivo”. Vida e morte, popularmente, parecem se contrapor.

... Ler mais

Quantas vezes posso pegar mononucleose

Entretanto, é impossível adquirir mononucleose mais de uma vez no decorrer da vida, já que, depois de contaminado, o corpo produz anticorpos específicos para se defender da doença, assim como acontece no caso da catapora. Mas cuidado: o organismo combate o vírus, que pode permanecer inativo no corpo por muito tempo.

... Ler mais

Como o vírus Epstein-Barr age

O vírus Epstein-Barr (VEB) é o mais potente vírus indutor de transformação e crescimento celular conhecido, sendo capaz de imortalizar linfócitos B humanos. Está relacionado com o linfoma de Burkitt, o carcinoma nasofaríngeo e outros tipos de neoplasia.

... Ler mais

Qual a chance de um Epstein-Barr levar a um linfoma

Muitas pessoas são infectadas com o vírus Epstein-Barr, mas muito poucas desenvolvem o linfoma de Hodgkin. Em cerca de 1 em cada 4 pacientes com linfoma de Hodgkin, partes do vírus são encontradas nas células de Reed-Sternberg.

... Ler mais

Que doença é causada pelo vírus de Epstein-Barr

O Vírus Epstein-Barr (VEB) é transmitido, sobretudo, através da saliva entre uma pessoa infetada e uma não infetada - daí a mononucleose, a doença mais comum causada por este vírus, ser também conhecida como “doença do beijo” -, mas também pelo uso de objetos contaminados, como escovas de dentes ou copos.

... Ler mais

Quem causa a mononucleose

A mononucleose decorre da infecção pelo vírus Epstein-Barr, que pertence à família dos herpes-vírus e é passado de uma pessoa para outra pela convivência íntima, particularmente pelo beijo – por essa característica e pelo fato de incidir na população jovem, a virose é popularmente conhecida como doença ou febre do ...

... Ler mais

Quem já teve mononucleose pode ter esclerose múltipla

No entanto, especialistas alertam que a infecção viral e a esclerose não possuem relação direta: a mononucleose aumenta o risco da EM em pacientes que já têm “predisposição” a desenvolver a doença autoimune, mas não é fator determinante.

... Ler mais

O que significa Epstein-barr IgG alto

Em geral, níveis elevados IgG anti-VCA indicam infecção ativa por EBV, enquanto concentrações decrescentes indicam infecção recente por EBV, que está em remissão.

... Ler mais

Como é conhecida popularmente a mononucleose

A mononucleose infecciosa é uma doença popularmente conhecida como “doença do beijo”, tendo em vista ser a principal forma de transmissão.

... Ler mais

O que é Epstein-barr IgM positivo

Trata-se de infecção viral extremamente comum e a IgM: a primeira resposta imunológica humoral à infecção é a síntese de anticorpo IgM anti-EBV, que alcança níveis detectáveis uma semana após a infecção. A presença de IgM indica infecção recente ou recorrente.

... Ler mais

Qual o isolamento para monkeypox

Todas as pessoas que apresentarem sinais ou sintomas sugestivos de monkeypox (MPX) (casos suspeitos, prováveis ou confirmados) devem realizar isolamento domiciliar.

... Ler mais

Qual isolamento para monkeypox

Sendo diagnosticado como caso suspeito de Monkeypox, o paciente deve ser mantido isolado (precauções para contato e gotículas). As lesões de pele em áreas expostas devem ser protegidas por lençol, vestimentas ou avental com mangas longas. A notificação à vigilância epidemiológica deve ser imediata.

... Ler mais

Em que país surgiu a varíola do macaco

Embora o animal considerado reservatório do vírus seja desconhecido, os principais candidatos são pequenos roedores (como os esquilos) das florestas tropicais da África, principalmente na África Central e Ocidental. O primeiro caso humano foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo em 1970.

... Ler mais

Quais são os grupos de risco da varíola do macaco

Os grupos de risco para a varíola dos macacos são imunossuprimidos, crianças, grávidas e idosos. Muito embora, estes sejam os principais grupos de riscos, não quer dizer que demais grupos não estejam sujeitos a complicações pela doença, os cuidados devem ser adotados por todos, entenda mais sobre estes grupos.

... Ler mais

Como ocorre a transmissão da varicela

Transmissão. A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus, ou seja, contato direto ou de secreções respiratórias.

... Ler mais

Pode tomar minoxidil por conta própria

Mesmo quando se trata da calvície, mesmo uma simples queda de cabelo. Infelizmente a automedicação pode sim trazer efeitos colaterais e o Minoxidil entra nessa categoria. O Minoxidil tópico é liberado como um remédio OTC, ou seja, que é para ser comprado sem receita médica.

... Ler mais

O que é bom para nascer cabelo na cabeça

Biotina. Também conhecida como vitamina H ou B7, a biotina é fundamental para o bom funcionamento do organismo. No entanto, é mais conhecida por fazer com que os fios cresçam bonitos e fortes, pois é fundamental para a produção de glicogênio e proteína, substâncias presentes no cabelo.

... Ler mais

O que acontece se parar de passar minoxidil no cabelo

A ação do Minoxidil é nos novos fios que estão nascendo no couro cabeludo. Se você interromper o tratamento, a próxima leva voltará a ficar mais fraca. Aqui no CTC temos uma equipe especializada em alopecia, preparada para atender os mais diversos casos de queda capilar, com tratamentos de última tecnologia.

... Ler mais

Pode usar minoxidil no cabelo feminino

O produto pode ser encontrado em versão tópica ou oral e costuma ser usado por homens e mulheres com o problema, desde que indicado por um dermatologista. O minoxidil estimula o crescimento do cabelo ao aumentar o calibre dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea no escalpe.

... Ler mais