O que significa Epstein-barr IgG alto?

Perguntado por: egarcia7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Em geral, níveis elevados IgG anti-VCA indicam infecção ativa por EBV, enquanto concentrações decrescentes indicam infecção recente por EBV, que está em remissão.

Trata-se de infecção viral extremamente comum e a IgG aparece duas ou três semanas após a infecção primária, mas os níveis podem cair gradualmente no decorrer de alguns meses. A Imunoglobulina igG Indica exposição passada ao vírus EBV.

Epstein-Barr (herpes-vírus humano tipo 4) é o vírus causador da mononucleose, doença transmitida pela saliva. É um vírus que está relacionado não apenas a essa doença, mas também a outros problemas de saúde, incluindo alguns tipos de cânceres, especialmente no sistema linfático, cabeça e pescoço.

A dosagem de anticorpos do tipo IgG ou IgM para Epstein barr evidenciam se o paciente teve contato com o vírus, e se sim, qual o momento da doença.

Infecção pelo vírus Epstein-Barr.
Muitas pessoas são infectadas com o vírus Epstein-Barr, mas muito poucas desenvolvem o linfoma de Hodgkin. Em cerca de 1 em cada 4 pacientes com linfoma de Hodgkin, partes do vírus são encontradas nas células de Reed-Sternberg.

O Vírus Epstein-Barr (VEB) é transmitido, sobretudo, através da saliva entre uma pessoa infetada e uma não infetada - daí a mononucleose, a doença mais comum causada por este vírus, ser também conhecida como “doença do beijo” -, mas também pelo uso de objetos contaminados, como escovas de dentes ou copos.

A maioria dos indivíduos que têm mononucleose se recupera dentro de 2 a 4 semanas. O EBV estabelece permanece inativo por toda a vida nas células do sistema imunológico do corpo.

Não existe tratamento específico. Pessoas com mononucleose infecciosa são incentivadas a fazer repouso durante uma ou duas semanas, enquanto os sintomas forem graves. Depois de cerca de duas semanas, elas podem ficar mais ativas.

Epstein- Barr tem cura? A infectologista explica que o Epstein-Barr causa uma doença autolimitada, ou seja, se resolve naturalmente e gera imunidade. “A maioria das pessoas com mononucleose precisa apenas de tratamentos para os sintomas, como uso de antitérmicos e anti-inflamatórios.

A doença do beijo, também conhecida como mononucleose, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV). Essa condição é chamada de doença do beijo porque é transmitida majoritariamente pelo contato direto com a saliva de um indivíduo que tenha a doença, além do contato com objetos dessa pessoa.

Um resultado positivo para IgG pode indicar que a pessoa está na fase crônica e/ou convalescente ou já teve contato com a doença em algum momento da vida e, portanto, para algumas doenças, esses anticorpos funcionam como uma proteção em caso de novo contato com o microrganismo.