Pode tomar minoxidil por conta própria?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Mesmo quando se trata da calvície, mesmo uma simples queda de cabelo. Infelizmente a automedicação pode sim trazer efeitos colaterais e o Minoxidil entra nessa categoria. O Minoxidil tópico é liberado como um remédio OTC, ou seja, que é para ser comprado sem receita médica.

O minoxidil oral pode causar efeitos colaterais graves a curto prazo, independente da dose que for tomada, porque cada indivíduo tem uma sensibilidade ao medicamento. O peso das pessoas também varia, e não há consenso em níveis de quantidade mínima segura de medicação para a utilização do minoxidil oral”.

O minoxidil deve ser utilizado nas quantidades e nos períodos prescritos pelo médico. Por ter alta concentração, se usado mais do que o recomendado, provoca irritações nas regiões de aplicação.

Portanto, tenha atenção aos seguintes efeitos colaterais:

  • vermelhidão no couro cabeludo;
  • irritação no couro cabeludo;
  • palpitações;
  • aumento de peso inesperado;
  • dor no tórax;
  • debilidade e inchaço nos pés;
  • crescimento de cabelo indesejado;
  • pele seca.

Minoxidil não é recomendado para o tratamento de pacientes com hipertensão lábil, leve ou controlável por doses toleradas de um diurético associado a um outro agente anti-hipertensivo.

A maioria de seus formatos podem ser comprados tranquilamente pela internet ou em farmácias, por exemplo. A exceção é o caso do Minoxidil em comprimido, de via oral, que deve ser prescrito por um dermatologista e comprado junto a uma farmácia de manipulação, com uma receita.

O Minoxidil de uso oral tem se mostrado mais eficaz em comparação com a versão de uso tópico. Sua eficácia varia e vai aumentando à medida que a dosagem aumenta – o medicamento de 5 mg é mais eficaz que a dosagem de 1 mg, mas mesmo essa dosagem menor possui uma eficácia maior que a versão de uso tópico do Minoxidil.

Contudo, é importante saber que o Minoxidil não provoca o crescimento de pelos onde não há folículos pilosos. "Em pacientes que têm a barba ralinha, ele pode até engrossar os fios, mas não é como se fosse um transplante", esclarece Neri.

Sim, minoxidil em comprimido existe. Apesar de não ser um medicamento novo, já que o minoxidil oral já existia desde 1970, o uso indicado para o tratamento da calvície era feito apenas com o minoxidil tópico até recentemente.

Ou seja, se o paciente parar de usar o medicamento, o cabelo vai cair, porque o ciclo capilar será novamente encurtado. Assim, quem tem alopecia androgenética precisa entender que esse tratamento é contínuo e não pode ser interrompido.