O que acontece se não tratar melanoma?

Perguntado por: lgomes7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Em alguns casos raros, o melanoma se espalha (metástase) para os gânglios linfáticos, os pulmões, o cérebro ou outros órgãos enquanto a lesão na pele ainda é muito pequena. Quando isso ocorre, o melanoma metastático pode ser confundido com um câncer que teve início nesses órgãos.

O melanoma pode se espalhar rapidamente e causar morte em apenas alguns meses após o diagnóstico. Quanto menos o melanoma crescer dentro da pele, maior é a probabilidade de ser resolvido com cirurgia.

Quando o melanoma se espalha na pele, você pode notar: Nódulos ou caroços sob a pele; Marcas pretas novas ou alteradas; Gânglios linfáticos inchados no pescoço, axila ou virilha.

Estágio 4 – No Estágio 4, o melanoma está mais avançado e já se espalhou para outros órgãos do corpo, como fígado, pulmões e cérebro, bem como para regiões da pele mais distantes do tumor primário.

Todos os casos de câncer da pele devem ser diagnosticados e tratados precocemente, inclusive os de baixa letalidade, que podem provocar lesões mutilantes ou desfigurantes em áreas expostas do corpo, causando sofrimento aos pacientes.

A etiologia da dor no melanoma pode estar associada a diversos fatores, como a presença de uma lesão, as reações inflamatórias locais no tumor e em outros tecidos e a compressão crônica de tecidos adjacentes.

Embora o melanoma seja o tipo de tumor cutâneo com menor incidência, ele é o mais letal, sendo responsável por 75% das mortes por câncer de pele. Isso ocorre devido a sua capacidade metástica, o que aumenta as chances de atingir o tecido linfático e os vasos sanguíneos.

O melanoma cutâneo é o tipo mais raro e mais perigoso câncer de pele. Ele é caracterizado pela formação de células malignas a partir dos melanócitos, as células produtoras de melanina que dão cor à pele, e pode evoluir com metástases e letalidade.

Qualquer alteração no tamanho, forma, cor ou elevação de uma mancha na pele, ou qualquer novo sintoma nela, como sangramento, coceira ou formação de crostas, pode ser um sinal de alerta de melanoma.

Há quatro tipos principais de melanoma: extensivo superficial, nodular, lentigo maligno e acral-lentiginoso.

– Quanto tempo de vida tem uma pessoa com câncer de pele? De modo geral, em torno de 92% dos pacientes com câncer de pele melanoma vivem mais de 5 anos após o diagnóstico da doença (essa taxa é chamada de “sobrevida”).

Apesar da gravidade, no entanto, a chance de cura é grande e chega a mais de 90% se o diagnóstico for precoce.

O câncer de pele melanoma em estágio inicial é denominado estágio 0 (carcinoma in situ) e, em seguida, os estágios variam de 1 a 4, sendo que o estágio 4 é quando a doença está mais avançada. Dentro de um estágio, pode ser incluída uma letra o que significa um estadiamento mais específico.

Melanoma nodular
É o segundo tipo mais comum de melanoma e também o mais agressivo, pois o seu crescimento é mais acelerado e ele pode se espalhar para outras partes do corpo ainda no início do diagnóstico.