Que tipo de pinta devo me preocupar?
O risco de uma pinta tornar-se câncer de pele (melanoma) de uma maneira geral é baixo, mas existe. Procure um médico dermatologista se você observar que a pinta está crescendo, tornando-se assimétrica, com as bordas irregulares ou com alteração de cor (com diferentes tons de marrom, preto ou rosa).
Como é pinta de câncer
Pinta ou sinal que apresente crescimento, coceira, sangramento frequente ou mude de cor, tamanho, consistência ou espessura. Lesão rosada ou avermelhada de crescimento lento, mas constante.
Como identificar pinta perigosa
Você já reparou como as pintas têm um formato simétrico? Porém, quando ela é perigosa, apresenta uma parte diferente da do resto, apresentando um formato assimétrico. Outro traço comum de quando uma pinta é perigosa, são as bordas irregulares.
Quando a pinta deve preocupar
Se a pinta passar a coçar, ficar inflamada ou sangrar, vale também o alerta.
Como saber se a pinta é normal
Pintas normais
Uma pinta normal é geralmente uniformemente colorida, como pontos marrom ou preto na pele. Ela pode ser plana ou elevada, redonda ou oval. As pintas têm geralmente menos de 6 mm de diâmetro. Algumas pintas podem ser de nascença, mas a maioria aparecem durante a infância ou na adolescência.
Quando a pinta é maligna
As pintas benignas têm menos de 6 mm de diâmetro. Já as maiores que isso podem apresentar algum tipo de lesão e precisam ser analisadas por um profissional. Além disso, pintas ou manchas que se apresentam pequenas, mas crescem rapidamente, podem ser malignas.
Quais são os primeiros sinais de câncer de pele
Os principais sintomas do câncer de pele são:
- Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
- Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.
Como saber se o sinal é maligno
A regra ABCD é um autoexame que pode ajudar a distinguir um sinal normal de um melanoma:
- Assimetria: metade do sinal é diferente da outra metade.
- Bordo: os bordos do sinal são irregulares, nodulados e recortados.
- Cor: não é uniforme. ...
- Diâmetro: o diâmetro do sinal é maior que seis milímetros.
Quais os tipos de pintas perigosas
Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram;Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;Mudança na textura da pele ou dor.
O que é uma pinta irregular
Uma pinta com formato irregular é o primeiro indício para levantar as suspeitas de um câncer. Quando são benignas, essas marcas costumam ter um formato padrão e assimétrico. Por outro lado, a falta de simetria indica malignidade.
Como saber se a pinta é benigna
Ademais, quando esses sinais são benignos, seguem um padrão: são pouco elevados, podem ter ou não pelos e não sofrem variações. Assim, as lesões mais suspeitas são as assimétricas, que possuem bordas irregulares, mudam de cor e crescem com o passar dos meses.