Qual médico identifica o câncer de pele?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

O médico poderá avaliar melhor se será necessário fazer biópsia ou exames complementares ou se não há necessidade de preocupação.

Nesses casos, deve-se consultar um dermatologista, cirurgião plástico ou cirurgião oncológico, que por meio da anamnese* e exame físico consegue na maioria dos casos fazer o diagnóstico.

Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

Por isso, é importante observar a própria pele constantemente, e procurar imediatamente um dermatologista caso detecte qualquer lesão suspeita.

Exames para detectar câncer incluem mamografia, tomografia e radiografia.

O câncer de pele tem sintomas!
E na presença de qualquer sinal estranho, procure imediatamente um médico especialista para análise e diagnóstico de cada caso. Lesões com relevo, brilhantes ou translúcidas; avermelhadas, acastanhadas ou com diferentes tons; com crosta e que sangram, estão na lista de alerta.

O exame de sangue detecta os anticorpos produzidos pelo corpo como resposta ao melanoma. Os testes clínicos foram realizados em 105 pacientes com o tumor e 104 pessoas saudáveis, como grupo de controle. Em 81,5% dos casos, a neoplasia foi detectada com sucesso.

ECZEMAS – irritação cutânea que pode causar diferentes tipos de lesões avermelhadas, geralmente com prurido local. Os eczemas podem ser de contato, seborreicos e atópicos, entre outras. ROSÁCEA – doença que causa vermelhidão na face, podendo apresentar pápulas e pústulas.

O melanoma maligno vem aumentando a sua incidência em todo o mundo; trata-se de uma neoplasia com elevada morbidade e mortalidade. O sintoma mais comum em pacientes com câncer é a dor, que é complexa, multifatorial e impacta diretamente a qualidade de vida dos pacientes.

A regra ABCD é um autoexame que pode ajudar a distinguir um sinal normal de um melanoma:

  1. Assimetria: metade do sinal é diferente da outra metade.
  2. Bordo: os bordos do sinal são irregulares, nodulados e recortados.
  3. Cor: não é uniforme. ...
  4. Diâmetro: o diâmetro do sinal é maior que seis milímetros.

Todos os tipos de câncer de pele, incluindo o carcinoma de Merkel e o melanoma, podem ter grandes chances de cura se diagnosticados em sua fase inicial. No caso do carcinoma basocelular, a doença raramente se espalha pelo corpo.