Como diferenciar melanoma de outras manchas?
Enquanto as manchas benignas são geralmente de um único tom de marrom, um melanoma pode ter diferentes tons de marrom, bege ou preto. À medida que cresce, as cores vermelho, branco ou azul também podem aparecer. D é para Diâmetro ou Escuro.
O que pode ser confundido com melanoma
O melanoma acral pode ser confundido com outras doenças benignas. "Há casos em que o tumor é tratado como uma simples micose por anos", alerta Duprat.
Como identificar um câncer melanoma
No caso do melanoma a biópsia é o único modo de se obter um diagnóstico definitivo de câncer. Se não for possível realizar a biópsia, o médico solicitará outros exames que ajudarão a definir o diagnóstico. Os exames de imagem são utilizados para determinar se o câncer se espalhou para outros órgãos.
Qual a diferença entre melanoma e não melanoma
Há dois tipos básicos de câncer de pele, o não melanoma, que surge nas células basais ou nas escamosas, e o melanoma, que tem origem nos melanócitos, células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor à pele. O não melanoma representa 95% do total dos casos de câncer de pele.
Como identificar uma mancha de câncer de pele
Os principais sintomas do câncer de pele são:
- Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
- Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.
Quando não é melanoma
O principal sintoma do câncer de pele não melanoma é o surgimento de marcas ou “lesões” na pele com características bastante marcantes: Manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram; e. Feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.
Quando desconfiar de melanoma
As bordas do melanoma tendem a ser irregulares e podem ter bordas recortadas ou entalhadas. Pintas comuns tendem a ter bordas mais suaves e uniformes. C é para cor. Várias cores são um sinal de alerta.
Qual a textura de um melanoma
No entanto, alguns podem apresentar apenas uma ou duas dessas características. No melanoma avançado, a textura do sinal pode mudar. A pele na superfície encontra-se áspera, endurecida ou granulosa. Pode sangrar ou apresentar secreções.
Como suspeitar de melanoma
Sintomas. O melanoma pode surgir tanto em pintas já existentes (1/3 dos casos) como na pele sã (2/3 dos casos). Independente de sua origem, o melanoma costuma se manifestar como uma pinta escura, assimétrica, com bordas irregulares e múltiplas cores (tons de preto, castanho, vermelho, cinza ou azul).
Quais as características do melanoma maligno
Lentigo maligno-melanoma
Lentigo maligno geralmente ocorre na face ou em outras áreas de exposição solar crônica como uma mácula ou mancha assintomática, plana, marrom ou negra, com margens irregulares e pontos marrom-enegrecidos ou negros dispersos em sua superfície.