O que pode ser confundido com melanoma?

Perguntado por: emoraess . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 20 votos

O melanoma acral pode ser confundido com outras doenças benignas. "Há casos em que o tumor é tratado como uma simples micose por anos", alerta Duprat.

O principal sintoma do câncer de pele não melanoma é o surgimento de marcas ou “lesões” na pele com características bastante marcantes: Manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram; e. Feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.

Enquanto as manchas benignas são geralmente de um único tom de marrom, um melanoma pode ter diferentes tons de marrom, bege ou preto. À medida que cresce, as cores vermelho, branco ou azul também podem aparecer. D é para Diâmetro ou Escuro.

ECZEMAS – irritação cutânea que pode causar diferentes tipos de lesões avermelhadas, geralmente com prurido local. Os eczemas podem ser de contato, seborreicos e atópicos, entre outras. ROSÁCEA – doença que causa vermelhidão na face, podendo apresentar pápulas e pústulas.

Há dois tipos básicos de câncer de pele, o não melanoma, que surge nas células basais ou nas escamosas, e o melanoma, que tem origem nos melanócitos, células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor à pele. O não melanoma representa 95% do total dos casos de câncer de pele.

No entanto, alguns podem apresentar apenas uma ou duas dessas características. No melanoma avançado, a textura do sinal pode mudar. A pele na superfície encontra-se áspera, endurecida ou granulosa. Pode sangrar ou apresentar secreções.

O melanoma pode se espalhar rapidamente e causar morte em apenas alguns meses após o diagnóstico.

Outros sinais de alerta são:

  • Uma ferida que não cicatriza.
  • Expansão do pigmento de uma mancha na pele.
  • Vermelhidão ou inchaço.
  • Coceira, sensibilidade ou dor.
  • Mudança na superfície da pinta.

Os primeiros sinais e sintomas de melanoma são frequentemente: Uma mudança em uma mancha ou pinta existente; O desenvolvimento de uma nova mancha ou pinta bem pigmentada ou de aparência incomum em sua pele; Outras mudanças suspeitas podem incluir coceira, comichão, sangramento e a não cicatrização da área.

Sintomas. O melanoma pode surgir tanto em pintas já existentes (1/3 dos casos) como na pele sã (2/3 dos casos). Independente de sua origem, o melanoma costuma se manifestar como uma pinta escura, assimétrica, com bordas irregulares e múltiplas cores (tons de preto, castanho, vermelho, cinza ou azul).

Os sintomas mais comuns do câncer de pele são: pintas que aumentam de tamanho, coçam ou sangram e pintas que mudam de cor ou têm formato irregular. Além disso, existem alguns tumores que podem ter aspecto de lesões tipo verrugas, nódulos sobrelevados e avermelhados e manchas mais ásperas.

Como os cânceres de pele podem apresentar características diversas, a pessoa deve procurar um médico sempre que notar uma lesão nova ou quando uma lesão antiga sofrer algum tipo de modificação.

São exemplos de tumores benignos os nevos (pintas), cistos sebáceos, lipomas, mama axilar, hemangiomas (lesões vasculares), entre outros. Já os principais tumores malignos de pele (câncer de pele) são os carcinomas basocelular (CBC) e espinocelular (CEC), assim como o melanoma.